quarta-feira, 15 de maio de 2013

BRASIL: Analise do nacionalista Nguita Salamão acerca dos medos que JES e do seu regime acerca do futuro incerto da sua permanência no poder. O texto ora apresentado com o titulo Sobreviverá o MPLA encerra um apocalíptico momento da nossa história angolana contemporânea angola.


SOBREVIVERÀ O MPLA?!

“Tu vens a mim com espada, e com Lança, e com dardo, mas eu chego a ti com o nome do meu Deus, o Deus das fileiras combatentes de Israel, de quem zombaste!” – 1 Samuel 17: 45 (palavras de Davi para o até então “invencível” gigante filisteu).
IMPLOSÃO OU EXTRAÇÂO DA “BITACAIA”?
MPLA-JES esta simultaneamente a realizar a curva mais apertada e perigosa, da sua existência e a descer vertiginosamente o despenhadeiro de 20% de declive, desta ‘manobra’ apenas dois resultados se pode esperar, como se diz á boa maneira angolana, “das duas uma”; 1. O colapso, implosão do MPLA-JES, a semelhança do que aconteceu com o todo-poderoso (?!) PCUS (Partido Comunista da União Soviética), o que decididamente é indesejável para a democracia em Angola ou 2. Extirpação definitiva dos anticorpos que sinistramente algemam o partido e (por arrasto) o país por mais de três décadas, imobilizando-o integralmente, impedindo-o de cumprir as tarefas e objetivos que nortearam a sua fundação, tal ‘arrancamento’ abrirá caminho para a irrevogável democracia interna, que por sua vez, permitirá a refundação e rejuvenescimento do MPLA ao encontro dos nobres anseios das massas populares como aconteceu nos anos imediatos ao fim do colonialismo.
A extirpação será como a extração de uma “bitacaia”, terá que ser com um instrumento cirúrgico que penetrará fundo no interior do tecido corpóreo do partido (atingir o alegórico coração do partido), causará nos primeiros momentos dor (necessária) e muita crispação, para depois (de extrair o ‘invasor’ ou anticorpos) sobrevir o alívio e o sorriso de satisfação! (para os militantes, amigos do partido, e o povo Angolano no geral). O MPLA realmente democrático é uma peça fundamental para a estabilidade do País. Estou profundamente convicto, que com o MPLA na oposição estará finalmente garantido o crescimento real do País para distribuir melhor!
EU SOU A LEI!
JES tornou-se no dono absoluto, deus inquestionável, dirigente “perfeito” (nunca erra), ‘imortal’ e insubstituível do MPLA, a adulação a sua bizarra personalidade ultrapassou em muito a adulação de que Estaline foi alvo, do qual Nikita Krushev criou para a história, a célebre citação “culto de personalidade” cuja prática embrutece e estupidifica multidões.
Questionar JES até no que se refere a questões tão reles e insignificante do quotidiano angolense (como os constantes engarrafamentos de trânsito), é considerado pelos aduladores/bajuladores, crime lesa-pátria e passível de pena de morte, “é um assunto de segurança do estado”, por consequência JES tornou-se no dono exclusivo de Angola, só o seu ‘pensamento’ é válido e realizável e tal ficou mais uma vez perigosamente demonstrado com a nomeação da “comissão de história” do país, insisto é, extremamente arriscado e grosseira tolice, IRRESPONSABILIDADE descomunal, (tentar) branquear a história de um País com uma cultura politica e social tão diversificada como Angola, tal ação caracteriza e antecede muitas vezes o “BUM!” do barril de pólvora.
No MPLA a “critica e autocrítica” que celebrizou/caracterizou no passado o M e que o fez um movimento de massas de amplo debate que atraiu muitas mentes de diversos estratos, foi expurgada irremediavelmente do “convívio dos camaradas” por consequência a CRITICA foi proibida a todos os níveis, em beneficio de; “Eu mando e TODOS cumprem!” Desencorajando indefinidamente a discussão e o benefício do contraditório, impuseram a ditadura interna. O cenário no seio do M (a cultura da doentia bajulação e do SIM!) é por demais apropriado para planificar e executar o holocausto...
O HOLOCAUSTO
É sintomático das ditaduras, planificar e executar assassínios em massa para assegurar o exercício ilegal do demente poder, ‘vimos’ tal na história da humanidade; Hitler, Estaline, Videla, Fidel, Pinochet, Idi Amin, Saddam Hussein, Kadhafi e outros tantos…
Essencialmente ditadura, é sinonimo de assassínios em massa, porque não permite a contestação politica e emite um pavor horroroso de partilhar o poder com as demais ‘cores’ políticas que compõem o mosaico político do meio, as ditaduras consideram um imperdoável sacrilégio a mera existência de tais ‘cores’ em oposição a mesma; Ricardo de Mello, Mfulupinga Landu Victor, Kamulingue e Kassule são apenas a ponte do enormíssimo iceberg que se oculta no “vasto oceano de desconhecimento e do medo coletivo”.
A ditadura em Angola, está NOVAMENTE (já o tentou antes da realização do último pleito eleitoral) a conjurar e a arrastar o País para mais uma guerra, o MPLA só sobrevive com guerras! “Tal como o vampiro com sangue fresco”, porque encontra-se “num beco sem saída” e apesar da fraude maciça, a demonstração inequívoca de que 40% dos eleitores “abstiveram-se” foi um claro sinal (autêntico cartão amarelo) de que o MPLA-JES iniciou a ‘fazer’ a curva descendo o perigosíssimo desfiladeiro do contexto politico atual do País.
Afinal o MPLA-JES não tem os tão propalados “cinco milhões de militantes” tem sim milhões de “militantes de arroz!” que filiaram-se no mesmo para tão-somente garantir (dizem eles) a “porção diária de arroz, para o sustento da família” digam-me Jorge Valentim e Black Power não são “militantes de arroz”? E se o MPLA-JES tem tal multidão então, são eles que decidiram absterem-se de votar, enviando um claro sinal de saturação da atual situação; “Eles estão cansados de JES e das suas traquinices”.
AUTARQUIAS e a perigosa derrapagem!
Autarquia é a “funda de Davi” que vai derrubar o que até aqui parecia “um gigante”. Autarquia é de fato a salvação do País. O exercício chave do poder reside na AUTARQUIA, espalmada na constituição e que a direção do MPLA-JES prometeu realizar ou dar inicio a sua realização em 2015.
O sinal de saturação acima mencionado, deu claramente a entender que ao realizar-se as autarquias, o MPLA-JES terá que indubitavelmente “PARTILHAR” o poder em algumas ou em todas principais autarquias (vai perder!) e é precisamente neste desiderato “que a porca torce o rabo” não faz parte da ‘cultura’ das ditaduras partilharem o poder… das duas uma; acontece já a previsível implosão ou vão “refundar” a pavorosa fraude.
Ao “reeditarem” a FRAUDE, vão forçosamente ‘atirar’ o País para o abismo. Até porque uma eleição autárquica é mais controlável do que uma eleição geral/nacional, ou não é verdade? Se (por exemplo) a UNITA conseguiu com muita competência radiografar o escrutínio passado a nível nacional, também o fará com igual competência um ato mais reduzido localizado, até porque assim vai permitir a UNITA concentrar os cérebros do GEA e não só, em localidades onde eles ‘nadam como peixe n’água’.
Porem a dor de cabeça do MPLA-JES agora é a dobrar, porque “entrou no palco” da política nacional um ator de peso e que ganhou de facto uma fasquia importante do eleitorado, a saber; CASA-CE. A dor de cabeça ganhou mais uma “fiada” (a triplicar) porque a oposição credível (Davi) constituído pela; UNITA, CASA-CE e PRS vai concertar esforços, para retirarem “o solo” dos pés do MPLA-JES (o gigante filisteu), a oposição não vai digladiar-se entre os mesmos nas autarquias (como aconteceu no pleito passado), vão apoiar o candidato ou partido (a pedra na funda) mais e melhor ‘cotado’ na autarquia em questão, com vista a debilitar e retirar “solo” das botas do ditador JES que escarnece de tudo e todos.
Ora o que acontece, quando alguém dá um passo e não encontra “solo, ou chão firme sob os pés!”… A resposta é óbvia. A Queda inevitável (ou a penetração e asfixia no pantanal).
 Há quem diga que os cérebros da maquiavelice do MPLA-JES, estão matreiramente considerar um “recurso legal” a imporem ao País, utilizando a ditatorial esmagadora maioria na Assembleia Nacional para aprovarem um diploma que impossibilite a acima mencionada concertação da oposição, com vista a debilita-los e dar vantagem a JES.
Ora assim a acontecer, JES vai absolutamente ‘empurrar’ o País para o caos. A oposição vai reagir energicamente e as forças da reação de JES vão ripostar com toda a força homicida. JES vai lançar as culpas para a oposição, principalmente para a UNITA, é nesta direção que parece estar virado JES e seus apaniguados, é esta a leitura a fazer dos principais acontecimentos políticos do País, a saber; a malfadada “comissão de história” (levada a cabo só de pirraça! Para dar mais raiva na ‘cara’ da oposição e acentuar que ele é a Lei), e os acontecimentos políticos no Huambo e Benguela, que resultaram na morte de militantes da UNITA. Reza a historia dos acontecimentos que seguramente é a partir destas duas províncias (ou de uma delas) onde JES vai dar o “tiro de partida para o holocausto”.
Um outro cenário é JES adiar, adiar… a realização das autarquias, mas é claro, não poderão adia-lo indefinidamente. A UNITA prometeu reagir em 2015 se observar ou constatar que não há sinais evidentes de “preparação” (não se prepara em seis meses, por isso os sinais são captados/detetados pelo radar politico da sociedade) para a realização das autarquias no fim ou no princípio de 2016…
Se as autarquias não se realizarem em 2016. JES dirá que também não será possível realiza-lo em 2017, porque 2017 está marcado novas eleições nacionais… portanto mais uma vez fará a promessa para 2018, e então?!
Mas tudo indica que; Se JES realizar as autarquias vai entrar para um beco sem saída, por outro lado se JES não realizar as autarquias vai mergulhar de cabeça no pantanal… Qual destes cenários é o melhor?!


BECO SEM SAIDA
“Qual é a consequência quando a onça está encurralada?” Assim parece estar JES, num beco sem saída, vai deflagrar a cartada dos ditadores; “perdido por um…perdido por mil!”
Os esbirros mais próximos de JES controlam esquadrões da morte que têm por missão abater todos aqueles que põem em perigo o “seu status” principalmente militantes da UNITA, primeiro para ‘empurrarem’ este a um ato irrefletido ou a proferir desesperado discursos inflamados e bombásticos que será considerado como “ato de guerra!” e também para manterem subjugados, amedrontados, intimidados toda a população em geral, para que não contestem o “status quo” vigente.
Uma dor de cabeça adicional a JES, são o inesperado e intrépido movimento revolucionário juvenil, que neste “xadrez” obviamente, tem uma “palavra” a dizer.
Ouve-se dos corredores do poder secreto de JES, um sinistro plano para incendiarem o figurativo “Reichstag” e culpabilizarem a UNITA, para atirarem toda a matilha de lobos enraivecidos contra TODA a oposição. “Parece” já não ser o anterior plano antes das eleições encenando intolerância politica, assassinar militantes da CASA-CE e culpabilizar a UNITA. Estas duas formações “parece” pelos vistos terem ultrapassado as “suas diferenças” para o bem da Democracia, até porque nesta altura do campeonato já ninguém acreditará numa tal esfarrapada explicação.
Porem a oposição deverá “trabalhar” utilizando métodos de inteligência, dos quais Abel Chivukuvuku é exímio conhecedor bem como a UNITA tem cartas credíveis do baralho (jogo secreto), para estarem sempre um “paso adelante de la informacion!”
JES não desarma ainda assim pretende e acredita implodir a oposição, e está decidido a atacar com “espada, lança e dardo” e realizar o holocausto se necessário for, só para se manter no poder. “Perdido por um, perdido por mil...” Sobreviverá o MPLA?!
“Não sei o que foi meu avô. Estou muito mais interessado em saber o que será meu neto”. – Abraham Lincoln

Nguituka Salomão

LISBOA: O empresario Henrique Rosa antigo presidente da transição da Republica da Guiné-Bissau faleceu hoje no hospital são joão no Porto Portugal onde residia.




Morreu Henrique Rosa, ex-Presidente de transição da Guiné-Bissau

Empresário liderou o país africano entre 2003 e 2005. Nas eleições de 2009 obteve quase um quarto dos votos.
Henrique Rosa nas eleições de 2009 AFP

O ex-Presidente da transição da Guiné-Bissau Henrique Rosa morreu esta quarta-feira aos 66 anos, depois de vários meses internado no Hospital de São João, no Porto, disse fonte familiar à Lusa na capital guineense.
Nascido em Bafatá, Leste da Guiné-Bissau, a 18 de Janeiro de 1946, Henrique Rosa, empresário, com ligações à Igreja Católica, entrou para a política activa em 2003 como Presidente de transição, depois de o Presidente eleito, Kumba Ialá, ter sido derrubado num golpe militar.
Rosa conduziu o país até às eleições presidenciais de Julho de 2005, que deram o poder João Bernardo “Nino” Vieira, mais tarde assassinado.
Concorreu às eleições presidenciais antecipadas de 2009 como independente e voltou a concorrer em 2012, num escrutínio do qual só se realizou a primeira volta devido a mais um golpe de Estado, a 12 de Abril do ano passado.
Filho de pai português e de mãe guineense, Henrique Rosa deixou boa imagem como Presidente de transição e conseguiu em 2009 quase um quarto dos votos, 24,19%, e resultados expressivos em Bissau. Na primeira volta das presidenciais de Março de 2012 não foi além de cinco por cento de votos.
Foi um dos cinco candidatos que exigiram a “nulidade” da votação da primeira volta e qualificaram o processo eleitoral como “fraudulento”. Poucos dias depois, um golpe de Estado interrompeu o processo eleitoral e afastou o governo do primeiro-ministro e também candidato presidencial Carlos Gomes Júnior e do Presidente interino, Raimundo Pereira.
O corpo do antigo dirigente guineense deve chegar no fim-de-semana a Bissau para as cerimónias fúnebres.

MOÇAMBIQUE: Veteranos de guerra moçambicanos ameaçam fazer novas manifestações de repudio as politicas sociais do presidente gatuno de Moçambique Armando Guebuza, que vão contra a socialização dos antigos soldados.


Moçambique: Veteranos ameaçam com novas manifestações

“Eu diria que o governo moçambicano é constituído por burros", disse Hermínio dos Santos
Hermínio dos Santos, líder dos ex-combatentes desmobilizados em Moçambique
Hermínio dos Santos, líder dos ex-combatentes desmobilizados em Moçambique

TAMANHO DAS LETRAS
 
Faizal Ibramugy
Radz Balumuka=(www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com)
O Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique anunciou o regresso às manifestações na próxima semana depois de sucessivos encontros com o executivo de Armando Guebuza terem terminado num impasse.

O facto foi revelado pelo presidente da organização, Hermínio dos Santos, numa entrevista em exclusivo à VOA.
Hermínio dos Santos disse que contrariamente às manifestações passadas que tinham como palco principal, o circuito de manutenção António Ripinga, ao lado do gabinete do primeiro-ministro, desta vez, os veteranos vão estar junto ao edifício do ministério dos combatentes.

“As cartas já estão a ser distribuídas para as entidades previstas na lei, incluindo representações diplomáticas acreditadas em Maputo”, disse dos Santos, acrescentando que “ desta vez, não havemos de parar sem que o governo resolva a nossa situação ou sem que o chefe de estado se reúna connosco”.

Recorde-se que entre outras exigências, os veteranos de guerra, reclamam por uma pensão justa contrariando a actual de 600 meticais (20 dólares americanos), considerada baixa. Aliás, os desmobilizados de guerra anseiam por uma pensão de vinte mil meticais, cerca de 670 dólares.

Hermínio dos Santos disse que nas conversações - iniciadas no dia 9 deste mês junto do governo e que estão num impasse – os desmobilizados para além da questão da fixação da pensão de vinte mil meticais, exigem a criação do instituto dos desmobilizados, enquadramento dos milicianos no estado dos desmobilizados de guerra e que seja revisto o mesmo estatuto, considerado fraudulento e discriminatório.

O referido estatuto, estabelece a base jurídica para a prossecução, defesa e protecção dos direitos e deveres do veterano da luta de libertação nacional e dos desmobilizados. “Eu diria, que o governo moçambicano é constituído por burros. É um regime incompreensível e sem sentimento com as pessoas”, disse dos Santos para depois exigir: “queremos um encontro com o presidente da república, porque os seus mandatários não sabem nada. O ministro dos combatentes não conhece nada de guerra, é analfabeto e ignorante sem competências. O primeiro-ministro já está esgotado. Nós queremos Guebuza.”

Hermínio dos Santos sublinhou que “Moçambique é um país dos moçambicanos e não da FRELIMO”. Pediu ainda o apoio moral e ideológico da comunidade internacional, para como disse, “pôr fim ao conflito entre o executivo e os desmobilizados de guerra”.

LISBOA: Lindo Bernardo Tito Vice presidente da organização politica CASA-CE só agora entendeu que angola é de facto um barril de pólvora, mais vale reconhecer tarde do que nunca. O nosso portal por diversas vezes reportou esta questão e ninguém levou a sério, porém hoje tanto Isaías Samakuva líder do maior partido da oposição quando a Abel Chivukuvuku lider da CASA-CE reconhecem que de facto o país caminha para a deflagração social.


Angola é um barril de pólvora - CASA CE

MPLA reconhece insuficiências e diz que está a trabalhar para as corrigir
Lindo Bernardo TitoLindo Bernardo Tito
TAMANHO DAS LETRAS 
Manuel José
Reedição: Radz Balumuka=(www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com)
O MPLA disse estar ciente das dificuldades e desafios a que o país face e está a trabalhar para melhorar a situação, disse o segundo secretário do partido em Luanda Norberto Garcia.

Garcia reagia a declarações do segundo maior partido da oposição, a CASA CE, segundo o qual a situação social de Angola assemelha-se a um barril cheio de pólvora.

Numa entrevista exclusiva á VOA, o vice-presidente e porta-voz da coligação Lindo Bernardo Tito vê o cenário social do país com muita preocupação.

"Na verdade do ponto de vista social, estamos todos em cima de um barril de pólvora,” disse.

“É um país com muita pobreza, muito desemprego, não há serviços essenciais, não temos escolas, hospitais, não há 'água, não temos luz," acrescentou.

O segundo secretário de Luanda do MPLA, Norberto Garcia considerou que o seu partido reconhece haver muito por fazer.

"Estamos aqui a reconhecer isso, nós não dizemos que o país é totalmente um mar de rosas, não vai ouvir isso de mim,” disse.

“ O país  tem dificuldades, temos analfabetismo, temos pobreza, temos problemas de saneamento básico, temos corrupção para resolver,  temos consciência disto tudo e o MPLA continua a trabalhar," acrescentou.

Para o político do partido no poder, o lema escolhido pelo partido durante as eleições de 2012 garante que os problemas terão solução.

"Crescer mais, para distribuir melhor, porque entendemos tem que haver mais justiça social e quando um partido que governa sabe reconhecer que a justiça social ainda não é  a desejada, está a fazer auto-critica, para corrigir os propósitos do seu programa, o MPLA olha para os problemas com transparência e 'e isso que está no nosso programa eleitoral de 2012," disse.

O cientista político Nelson Pestana Bonavena considera que o erro da actual governação está na desigual distribuição das riquezas que possui.

"O  país tem uma estrutura de oportunidades muito desigual e injusta, deve-se
alargar a estrutura de oportunidades do país, investindo mais na
educação e nas condições básicas de vida da população," disse.

LUANDA: Angola esta a ser selvaticamente invadida por imigrantes ilegais. Esse é o preço que o regime paga por não controlar as entradas ilegais em território nacional. Em contrapartida, o governo angolano especializou-se em controlar ilegalmente a vida privada dos nacionais angolanos.


Imigrantes ilegais "invadem" Angola

Repatriamento custa um milhão de dólares por mês
À procura de vida melhor
À procura de vida melhor TAMANHO DAS LETRAS
Reedição: Radz Balumuka=(www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com)
O   Estado angolano  gasta por mês  mais   de um milhão de dólares   para custear o  repatriamento de cidadãos  estrangeiros em situação ilegal, disse Paulino da Silva,  director do Serviço Nacional de Migração e Estrangeiros .

Paulino da silva  disse este fim de semana à radio estatal angolana que  cerca de um milhão de cidadãos estão a viver ilegalmente em Angola.

Segundo este  responsável, a entrada do número excessivo de estrangeiros em Angola é facilitada  por cidadãos nacionais, funcionários migratórios e por empresas   que mantém nos seus serviços trabalhadores ilegais.

Algumas seitas  religiosas foram igualmente apontadas  como estado implicadas no esquema de recrutamento de estrangeiros.

Entretanto o advogado Pedro Capracata diz que a entrada de estrangeiros no país tornou-se num negócio que envolve  desde o cidadãos comuns  a altos responsáveis do governo, das forças e da Polícia Nacional.

“Eu vi deputados do MPLA, generais das forças armadas e da polícia a defender os seus parceiros comerciais”, revelou

  Pedro Capracata  denunciou que até mesmo juristas e advogados passaram a fazer parte do negócio.

“Quando nos aparece um estrangeiro nós defendemo-lo com unhas e dentes porque é momento de facturar”, disse.

   As autoridades migratórias, que participaram da mesa redonda organizada pela RNA,  admitiram   que neste momento já existem povoações habitadas   maioritariamente    por estrangeiros  que se dedicam ao garimpo dos diamantes, particularmente,  na Lunda-Norte