terça-feira, 27 de maio de 2014

LUANDA: MPLA, o 27 de Maio e as suas consequências - Por Raul Diniz

MPLA, O 27 DE MAIO DE 1977, E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Fica nítido e entendível o quanto o regime déspota implantado na nossa terra, teme a data de 27 de maio! O regime de JES não teme apenas o dia 27 de Maio por essa data representar dia maior purga já acontecida em toda na história do nosso país e de toda África e não só. É verdade que JES teme ser responsabilizado pelos assassinatos caso venha a existir uma (Comissão da Verdade e Perdão), pois José Eduardo dos Santos sabe essa possibilidade é mais que certa.
Fonte: Planalto De Malanje Rio Capôpa
27.05.2014

JES NÃO PASSA DE ACUADO COBARDE EM TODA A SUA HISTÓRIA, PRIMEIRO COMO ASSISTENTE JUNIOR DE AGOSTINHO NETO NO CONGO BRAZAVILE E DEPOIS LIGADO TELECOMUNICAÇÕES, NESSA CONDIÇÃO PERMANECEU SOMENTE SEIS CURTÍSSIMOS MESES NA FRENTE LESTE ONDE ESTEVE SOB COMANDO DO CAMARADA DIBALA. SABEMOS TODOS DO MEDO E O CONSTANTE E DESGASTANTES MOMENTOS DE SUSTO EM QUE VIVE EDUARDO DOS SANTOS E TODA SUA PROLE.
José Eduardo dos santos desde antes do seu longo e desastrado consolado sempre construiu inimizades varias com elementos da superestrutura do nosso “M”< primeiro com Daniel Chipenda seu superior Hierárquico quando Chipenda era o presidente da JMPLA e ele JES o vice-presidente, mais tarde com o camarada Dilolwa já falecido em situação deveras estranhas. E por aí foi agregando conflitos atrás de conflitos até se conflitar com o Camarada Ambrósio Lukoki, homem generoso e de paz.
CHEGOU A HORA DE COLOCAR-SE UM PONTO FINAL AO SOFRIMENTO DAS FAMÍLIAS ENLUTADAS. ATÉ HOJE NÃO NINGUÉM SABE E NUNCA FOI REVELADO O LUGAR ONDE FORAM INDIGENTEMENTE ENTERRADOS EM SURDINA OS SEUS NOSSOS FAMILIARES ASSASSINADOS PELO SISTEMA IMPLANTADO NA NOSSA TERRA.
Já antes afirmei e volto a afirmar que, enquanto não exorcizarmos essa fase negra da nossa história com coragem politica necessária e, sobretudo com soberana liberdade e total abertura, essa situação continuará a estigmatizar a matriz sociológica da nossa angolanidade ancestral como “povo” (nação) una e indivisível. As populações de todo país esperam da parte do regime do figurão JES uma reparação dos males sofridos pelos seus familiares indecentemente assassinados, o país e o mundo externo sabe que nossos familiares foram vergonhosamente trucidados pelas armas desembainhadas pelo braço assassino da DISA, sob a liderança Agostinho Neto, Lúcio Lara e José Eduardo dos Santos. Não tenhamos duvidas nenhumas que o chefe dos jacarés assassinos de hoje em tempos que já lá vão era de facto o elo entre o morro da Corimba, onde residia o presidente Agostinho neto e os altos comandos da DISA e do Ministério da Defesa.
EXISTEM MIL RAZÕES PARA QUE O REGIME TEMA ABORDAR O TEMA 27 DE MAIOR DE 1974
Razões mil existem por detrás desse imperioso medo de JES assumir como presidente do seu MPLA, toda a responsabilidade daquele que foi o maior erro politico do regime em toda a sua história, e que resultou no exagerado morticínio jamais visto. Há muito tempo poderíamos ter sanado essa questão caso não tivéssemos na direção do país o frenético ditador jacaré bangão JES, que a todo custo inviabilizado qualquer esforço que resulte na formação de uma comissão da verdade e perdão. Porém, todos sabem que esse o único caminho que temos como a saída mais propícia para podermos debater até a exaustão os malefícios do causados as famílias até hoje enlutadas.
A senda de assassinatos comandada por Agostinho Neto, Iko Carreira, Lucia Lara e os antigos capangas Ludy Kissassunda, Onambwé e José Eduardo dos Santos, atual ditador angolano feriram de sobremaneira a estrutura interna do MPLA, por esse motivo precisamos todos saber o que originaram toda essa orgia de assassínios em massa, que levaram a óbito os melhores e mais queridos filhos dessa Angola descontente.
Temos de facto de refletir muito sobre os fatores que levaram o MPLA a assassinar fria e massivamente os seus próprios filhos, apenas e só para manter no poder uma malfadada e inescrupulosa elite de bandidos afobados. Agora chegou a hora de esclarecermos a origem e os motivos que resultaram com as mortes por assassínio do comandante Soto Mayor e toda linha de comando, esses valentes guerrilheiros foram fuzilados de maneira cobarde e horripilante no campo aberto do Sambizanga em 1974. Nestes assassinatos, foi constituído como juiz de direito o antigo preso acusado de pertencer a uma seita de testemunhas de Jeová, mais tarde na cadeia essa pessoa de nome Manuel Pedro Pacavira, acabou por converter-se ao Marxismo Leninismo.
 Igualmente temos de pôr cobro com sofrimento dos familiares dos angolanos Bakongos e povos do Sul barbaramente assassinados na sexta feira sangrenta em 1992, também precisamos dialogar sobre os assassinatos de milhares de militantes angolanos da UNITA friamente assassinados a mando da casa militar sob os auspícios do então coronel Fernando Garcia Miala e do General José Maria. De igual modo temos de acabar com os frequentes assassinatos impunes como os de M’flupinga Lando Victor, Ricardo de Melo, Cassule e Kamulingue e o do jovem engenheiro Ganga, quadro da CASA-CE.
Todos esses assassinatos que vêm acontecendo injustificadamente um pouco por todo país, acontecem apenas, porque um reduzido grupo de dirigentes dependentes do ditador não aceitar que se pense diferentemente do ditador e de seus correligionários sanguinário. Não se pode protelar mais essa espécie de práticas próprias de vândalas, executadas pelos energúmenos ligados aos órgãos do estado que deveriam proteger os cidadãos, como o caso da policia nacional e dos serviços de segurança adstritos à casa de segurança militarizada do ditador arruaceiro JES. Angola não pode girar consequentemente em torno do narigão do presidente da ditadura, nem todos devemos dançar a música tocada pelo Coreon Dú seu filho assanhado.
O PAÍS PRECISA E TEM QUE MUDAR DE VIDA URGENTEMENTE.
Todas as práticas que têm concorrido para o mal estar social na nossa terra usurpada pela falange comandada pelo gatuno malandro JES e sua família direta, de uma maneira ou de outra têm que ser imediatamente extirpadas do nosso seio. Não se pode conviver mais com os constantes desmandos irresponsáveis, auspiciosamente comandados pelo barão da morte em Angola JES. O país não pode continuar a caminhar na mesma direção errada, o país pode mais suportar a demanda criminosa protagonizada pelo ditador JES e seus aventureiros canastrados seguidores. Temos de dar outro rumo ao país, o país tem de mudar de vida e seguir um via diferente que não seja a atual, e de preferência sem o arrogante ditador nem com a sua família composta de competentes gatunos, e malandros experimentados, que a muito deveriam estar na cadeia a mofar pelos muitos crimes praticados contra o estado de direito e contra a pessoa humana.
Não posso nem consigo deixar em branco essa data, sem enaltecer a titulo póstumo esses heróis da luta de libertação pertencentes ao meu partido, e assassinados pelo mesmo partido que os viu nascer e assassinando-os, silenciosamente os viu partir para eternidade.
VIVA OS NOSSOS HERÓIS DA LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL, OS CONHECIDOS E ANÔNIMOS. TODOS JUNTOS VENCEREMOS A DITADURA E O DITADOR INFAME JES.
Viva Nito Alves, viva José Van-Dunen e Sita Vales, Viva o Monstro Imortal, viva Bakalof, Eurico Gonçalves, Viva José Mingas e Saydi Mingas, Viva Sambila, viva Kiferro, Viva Urbano de Castro, Viva Tilú Mendonça, Viva Manuel da Silva Lourenço, viva Galiano da Silva Lourenço, viva Luís da Silva Lourenço, viva os irmãos Santos dentre outros comandantes que tudo deram pela formação desse desastrado país politico comandado por dois assassinos natos, Agostinho neto e José Eduardo dos Santos, que viva para sempre na memoria dos muitos amigos e familiares do meu Irmão José Diniz comandante Zeca da nona brigada.

Raul Diniz

LUANDA: Caridade nepotista bem orquestrada: Lista dos cargos públicos ocupados pela família do mafioso ditador angolano JES

Caridade bem ordenada , lista dos cargos públicos ocupados pela família real angolana
Fonte: Angola-connection.net
Divulgação: Planalto De Malanje Rio Capôpa
26 Maio 2014
      
 
Será verdade, também não sei o meu nome não aparece na lista…….

LISTA DOS CARGOS PÚBLICOS OCUPADOS PELA FAMÍLIA REAL ANGOLANA

1. Ex-Ministro das finanças: Carlos Lopes, marido da irmã da primeira-dama Ana Paula Dos Santos.
2. Ministro do Ensino Superior, Adão Do Nascimento, sobrinho do presidente José Eduardo Dos Santos.
3. Vice-presidente da Republica, Manuel Vicente, enteado da falecida irmã do presidente José Eduardo Dos Santos.
4. Secretário de Estado para Habitação, Joaquim Silvestre, irmão da primeira-dama Ana Paulo Dos Santos.
5. Secretaria do Presidente para Assuntos Particulares, Avelina Dos Santos, sobrinha do Presidente José Eduardo Dos Santos, filha do seu irmão Avelino Dos Santos.

6. Administrador do Fundo Soberano, Zenu Dos Santos,filho do José Eduardo Dos Santos.
7. Secretário-geral da casa militar, Catarino Dos Santos sobrinho de José Eduardo Dos Santos, filho do seu irmão Avelino Dos Santos.

8. PCA da EPAL Leonildo Ceita primo da primeira-dama.
9. PCA da ENANA, Manuel Ceita, primo da primeira Ana Paulo Dos Santos.
10. PCA do Banco de Comercio e Industria (BCI),Filomeno Ceita primo da primeira-dama.

11. Director do Instituto Nacional de Estatística, Camilo Ceita, primo da primeira-dama, Ana Paula Dos Santos.

12. PCA da MECANAGRO, da GESTERRA e presidente da Federação Angolana de Hóquei em patins Carlos Alberto Jaime Calabeto, sobrinho/primo do presidente José Eduardo Dos Santos.
13. Governador do BNA, José Massano, amigo pessoal e ex-colega de Isabel Dos Santos, filha do presidente José Eduardo Do Santos.

14. Vice-governador do BNA, Ricardo De Abreu, compadre e amigo pessoal de Isabel Dos Santos, filha do presidente José Eduardo Do Santos.
15. Ministra de Comercio, Rosa Pacavira, sobrinha da esposa de Avelino Dos Santos, irmão do presidente José Eduardo Do Santos.

16. Administrador da TAAG, Luís Dos Santos, irmão do presidente José Eduardo Do Santos.
17. PCA da ANIP, Maria Emília Abrantes Milucha, mãe da Tchize e Zé Dú Dos Santos (Korean Dú,
filhos do presidente José Eduardo Do Santos.

18. TPA 2 entregue a Semba comunicações, empresa de Tchize e korean Dú filhos de José Eduardo Dos Santos.






--
"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor...

Lembre-se.

Se escolher o Mundo ficará sem o Amor, mas se escolher o Amor com ele você conquistará o Mundo...

LUANDA: Bloco Democrático é a favôr duma comissão da verdade que reconcilie a família angolana com o 27 de Maio

Bloco Democrático é a favor duma Comissão da Verdade que reconcilie a família angolana com o 27 de Maio

Fonte: Secretariado Nacional do Bloco Democrático
Divulgação: Planalto De Malanje Rio Capôpa
27.05.2014
    EXORTAÇÃO AO 27 DE MAIO: Na próxima semana, o infausto acontecimento ocorrido a 27 de Maio de 1977, pontualizará 37 anos da maior tragédia nacional!
O BD herdeiro das tradições de Liberdade, Justiça e Democracia do povo Angolano assinala, com profunda dor e sentido humano, a data que, por razões políticas, registou o assassinato de dezenas de milharares de angolanos, deixando um lastro de dor, tristeza e desespero, que se traduz hoje, num trauma que se transfere de geração em geração.
Ao assinalar o 27 de Maio, o Bloco Democrático quer mostrar que os povos devem ter suficiente coragem, de olhar de frente, para os factos danosos que marcaram a sua história e influíram profundamente na sua psicologia social, com cabeça erguida e espírito aberto visando enterrar os demónios que inspiram os actos bárbaros que ensombram a natureza humana.
Recentemente, a 8 de Maio, os povos de todo o mundo lembraram os horrores da 2a Guerra Mundial. Não porque desejam que tais actos regressem, mas exactamente porque pretendem deixar bem claro, que os querem ver soterrados e que as actuais e futuras gerações, devem tirar lições que evitem o regresso ao passado. Os povos fizeram-no com tranquilidade, sem repressões das autoridades, elas próprias envolvidas nas manifestações.
Por isto, o 27 de Maio é também um dia de profunda reflexão sobre a intolerância política. Mais que isto, a incapacidade das diferenças políticas angolanas serem tratadas na base do diálogo, dos mecanismos democráticos e no interesse do povo.
Porque em Angola a situação política mantém-se truculenta, prenhe de violência persecutória e física, com pressões psicológicas e políticas de pensamento único, porque a Justiça tarda a ser imperativa e a intolerância politica se mantém no posto de comando, o 27 de Maio não é comemorado como um remédio para os espíritos que acinzentam as mentes dos angolanos e os transforma em pessoas com medo permanente. Aliás, o medo transformou-se num dos pilares sobre os quais a política de poder se serve para perpectuar a situação de domínio.
Lembrar o 27 de Maio é uma acto de dignidade, de humanismo e de profundo patriotismo. É honrar todos os que pereceram e dar afecto e coragem aos familiares das vítimas. É recordar, na actualidade, que precisamos ainda das conquistas da paz interior, da tolerância politica, da liberdade, da democracia, dando esperança que a mudança para o bem, podendo demorar mais ou menos tempo, devemos fazê-la acontecer.

Por isto, o Bloco Democrático apoia e estimula todas as manifestações de massas, de grupos de jovens ou adultos, individuais, abertas ou de profunda reflexão interior que acontecem pelo país e repudia não só os actos que visam policialmente abafar a livre expressão dessa indignação e libertação, como as matérias jornalísticas que ofuscam a verdade dos factos.
O Bloco Democrático é igualmente a favor duma Comissão da Verdade que reconcilie a família angolana com o 27 de Maio.
MUDAR O FUTURO PARA A LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA!
Luanda, 21 de Maio de 2014
O Secretaria do Nacional

LUANDA: Bloco Democrático propõe plataforma da oposição

Angola: Bloco Democrático propõe plataforma da oposição

Unita e CASA apoiam a ideia
Filomeno Vieira Lopes contesta "paternidade" MPLA sobre o 4 de Fevereiro
Filomeno Vieira Lopes contesta "paternidade" MPLA sobre o 4 de Fevereiro

TAMANHO DAS LETRAS
 
Fonte: Voanews/Manuel José
Divulgação: Planalto De Malanje Rio Capôpa
A Unita e a CASA-CE declararam o seu apoio à formação de  uma “plataforma de concertação” da oposição proposta pelo Bloco Democrático.

Uma das conclusões da sexta reunião da Comissão Política do Bloco Democrático vai para a criação de uma plataforma de concertação com as forças políticas na oposição para uma cruzada contra todas as formas de violações da lei e da Constituição.

 

LUANDA: O papel das Igrejas em Angola

O papel das Igrejas em Angola

Angola Luanda
Angola Luanda

TAMANHO DAS LETRAS
 
Fonte: Voanews/Arão Ndipa
Divulgação: Planalto De Malanje Rio Capôpa
 — Líderes religiosos em Angola pretendem assumir uma postura mais
interventiva, sobre o evoluir da situação interna do país.

A preocupação dos religiosos tem a ver com o aumento da instabilidade
social e alguns desvios que atentam contra a moral da própria igreja.


Para nos falar sobre o assunto, ouvimos a profetisa Suzete Francisco
João, líder da igreja teosófica espirita e João Bartolomeu, bispo da
Igreja Universal do Reino de Deus.

LUANDA: Geração Rasca X Juventude Inquieta

GERAÇÃO RASCA VERSUS JUVENTUDE INQUIETA - “Parte 1”

A juventude fundada pelo MPLA/JES encontra-se agastada rodopiando em torno de um estigmatizado paradigma densamente enevoado.

A JMPLA NÃO É UMA ORGANIZAÇÃO FILANTRÓPICA QUE LUTA ALTRUISTAMENTE PELA CAUSA DA LIBERDADE DA JUVENTUDE ANGOLANA. A JMPLA ENCONTRA-SE APRISIONADO AOS VÍCIOS DO SISTEMA POLITICO CAMPEÃO DO NEPOTISMO E DA CORRUPÇÃO GENERALIZADA.


 Esse embasamento leva-a a desencontrar-se socialmente com o maior substrato social juvenil angolano. Ainda que o jovem secretário geral dessa organização juvenil completamente envelhecido na corrupção, venha a publico afirmar que a sua organização JMPLA controla acima de dois milhões de membros, essa informação peca pela verticalidade da verdade e por isso é deveras perigosa e inquietante. A JMPLA ao longo de sua existência tem seguido solitariamente e nunca buscou conhecer a
verdadeira origem sociológica da sua matriz genética.
O MPLA/JES GEROU NO NOSSO PAÍS, UMA JUVENTUDE HILARIANTE, E TERRIVELMENTE INIDENTIFICÁVEL COM OS VALORES TRADICIONAIS DO POVO ANGOLANO!
A juventude do MPLA/JES encontra-se totalmente contaminada as constantes venalidades originadas pela inquietante artrite politiqueira do seu patrono desestabilizador principal que impossibilita a JMPLA a ter uma identidade própria, situação idêntica acontece com a sua madrasta a OMA, que não possui identidade alguma conducente com a sua origem. A origem desse mal é renal e advém da sua umbilical ligação ao partido totalitarista unionista MPLA/JES.  Na verdade o partido ortodoxo de JES transformou-se no grande empecilho que a muito vem impossibilitando o nascimento de uma juventude livre e independente em Angola. A juventude partidarizada afeta ao MPLA/JES nasceu de uma mentira lúgubre, ela evoluiu negativamente até constituir-se numa hilariante geração rasca completamente equivocada.
Existem em Angola aproximadamente três vértices genealógicos que justificam a linhagem desordenada prevalecente no interior da juventude omissa angolana. A desordem insurgente que impulsionou o surgimento deformado da juventude angolana, essa responsabilidade pode ser assacada a megalomania de José Eduardo dos Santos, dono do regime intolerantemente e totalitarista imposto aos angolanos. É através da uma governação desastrosa e ostensivamente desordenada que originou o nascimento de uma juventude ininteligível, volátil e ininteligente, mesclada de uma identidade socialmente inútil. Ela encontra-se coroada de uma severa enfermidade ostensivamente e socialmente degenerativa.
JUVENTUDE CORRUPTA, COMO ELA SURGIU E COMO FUNCIONA?
No meu entendimento, existem talvez três ou mais grupos divididos de categorias de jovens.
O primeiro grupo é composto de jovens proveniente das fileiras dos eleitos do regime, a JMPLA, esses jovens iníquos existem para impedir o surgimento de uma juventude aberta, livre, democrática, que pratique o altruísmo no seu trato e modo de agir.  Esse grupo não tolera ideias não conveniadas pelo ensoberbado MPLA e, sobretudo não tolera aquelas ideias que não provenham do seu Confúcio II, o ditador JES. Essa tipicidade de jovens tem ao longo dos tempos vilipendiado todo o grosso restante da juventude que não se revê nos seus ideais nem nas suas habituais praticas revisionistas herdadas do regime hediondo e adultero que a tutela.
 Esses jovens são socialmente improdutivos e nocivos ao nascimento de uma juventude pensante e intelectualmente bem preparada, pois uma juventude inteligente pode perigar os projetos de o MPLA/JES com JES ou sem JES permanecer no poder. Para a JMPLA dos nossos dias, fazem parte de uma minuciosa minoria exuberantemente elitizada pela excelência do seu nascimento! Essa casta de jovens, é composta pelos filhos da ditadura, são os filhos adestrados pelo poder corrosivo e corrupto do meliante ditador, e são igualmente nascidos de pais notoriamente afetos a nomenclatura do regime. Por isso tornaram-se estruturalmente privilegiados pela elevação distorcida da sua identidade social ilustrativa.
Essa parcela da nossa juventude é regularmente enviada para as melhores escolas, liceus e universidades no exterior para ali se formar, mas, pelo excessivo bem estar financeiros, esses jovens tornaram-se socialmente venenosos por terem-se transformados em autênticos caudilhos perigosíssimos com a postura de seus atos arreliantes. Eles transformaram-se em emplacáveis predadores de riqueza ilícita, são jovens completamente imprestáveis, não se ajustam a necessidade imprescindível que o país precisa para ajudar a cobrir as necessidades de quadros que o país padece.
Essa espécie de jovens é composta de arrogantes porcalhões cheios de maldades sinuosas, comportam-se como autênticos tratantes acabrunhados, que mais se parecem com uma espécie de aves de rapina especializada em defraudar os cofres públicos em beneficio próprio. Eles são pessoas peçonhentas, nunca sentem remorsos dos males que causam a maioria dos jovens, não se compadecem nunca com o sofrimento alheio e muito menos participam da luta pela criação de condições para melhorar o nível de vida da nossa jovem angolanidade tumultuada! Eles são esmerados amigos do alheio, e tudo fazem para demonstrar o seu apetite pelo facilitismo adequado ao enriquecimento ilícito, cumulativamente desprezam os demais jovens menos afortunados.
 Trata-se de pessoas dissociadas, jovens presunçosamente ecléticos no exercício do gamanso e/ou “gamanço” e do empilhamento de riqueza desajustado a sua condição de nascimento, eles estão sempre prontos para causar sofrimento e dor ao próximo. Em minha opinião, classifico esses jovens como maníacos perigosíssimos, completamente excêntricos na forma do seu procedimento, sobretudo quando se trata de demonstrar o seu poderio financeiro dentro e fora do país.
ESSA CASTA DE JOVENS SÃO VERDADEIROS FILHOS DE SEUS PAIS GATUNOS, ELES EVOLUEM FINANCEIRAMENTE CONDUZIDOS PELOS BRAÇOS NEPOTISTAS DE SEUS PROGENITORES QUE OS ENSINAM O A, B, C, D LITÚRGICO DO BEM ROUBAR AMÉM.
Tanto eles quanto seus progenitores são financeiramente abastados com dinheiro roubado ao país e a todos angolanos, eles continuam a sugar tudo o que lhes é possível, são pessoas descomprometidas com elevação da luta pela melhoria de vida do povo e da juventude em especial. Espantosamente essa arrogante casta de jovens facínora foi criada a imagem do que os seus progenitores foram e são bandidos acostumados a roubar as riquezas de todo angolano com total despudor sem nunca acusar arrependimento algum pelos atos de roubalheira praticada, a indecência faz parte da sua natureza, pode-se considera-los como astutos roedores compulsivos.
Socialmente esses jovens são inamáveis, não sentem afeto por ninguém que não seja eles mesmos, e pior que tudo isso, eles agem dissimuladamente evocando valores que jamais aceitaram e nunca a eles estiveram ou estão subalternizados. Eles representam apenas a verdade de suas eivadas verdade por sentirem-se acima de qualquer verdade. Taxativamente são meninos dos quais podemos considerar como pessoas estigmatizadas que exprimem-se garbosamente vaidosos, essas perturbadoras aves de rapina vivem adulterando sistematicamente a res pública. Na verdade, esses gaviões, diligentes mentores da maldade apocalíptica, não passam de refinados bandidos que pugnam pela imoralidade nas suas atividades hipócritas e levianas, eles conduzem-se através da mentira execrável, que são astutamente transformadas em irrelevantes verdades para consumo próprio.
Decididamente esses jovens revelam-se a cada dia que passa como gente que vive perigosamente, eles são criaturas detentoras de uma índole macabramente venenosa! Os jovens pertencentes à direção da JOTA, não passam de mafiosos desestruturados, completamente dissociados da realidade social que a nossa jovem angolanidade atravessa! Sem nenhum exagero, a juventude do MPLA/JES vive do inóspito oportunismo preenchido de títulos acadêmicos, como suporte para as suas megalômanas manigâncias obscuras.
INFELIZMENTE TEMOS UMA JUVENTUDE PARTIDARIZADA NO MPLA QUE QUER A TODO CUSTO IMPOR A SUA DESGASTADA FORMULA EDEOLÓGICA DE PERDIÇÃO A TODA JUVENTUDE NACIONAL. A JMPLA É UMA ORGANIZAÇÃO JUVENIL TOTALMENTE ADESTRADA E NÃO TEM QUALQUER SERVENTIA PARA O FUTURO DA NOVA ANGOLA, QUE TODOS JUNTOS PRETENDEMOS CONSTRUIR.
Esses compassivos jovens são de facto politicamente adestrados tal como seus patronos de gatunagem, eles conseguem ludibriar tudo e todos, arranjam parcerias negociais no exterior, pessoas estranhas e de estranhos costumes, juntos roubam e revezam-se entre eles na compra de propriedades e empresas estratégicas economicamente rentáveis em Portuga, em representação de seus pais e familiares afins, carregam de soslaio todo arrecadamento financeiro adquirido ilegalmente em Angola, e transportam-no para inúmeras contas abertas em paraísos fiscais.
Esses jovens não amam o país que os viu nascer, apenas usam-no para o defraudarem, de seguida defraudam-no impiedosamente, desfrutam ilicitamente das nossas riquezas a partir do exterior, uma vez por outra deslocam-se rapidamente ao país em busca de elevadas quantias provenientes do roubo ao erário público nacional patrocinado pelo presidente bandido que teima em manter-se eternamente no poder. Eles e seus ilustres pais saqueiam a nossa Angola ao ponto de transformarem-na numa peça de carne inerte putrificada, no qual, essa espécie de jovens abutres debica cada um o seu quinhão. Para ver de perto essa camada desgastante de jovens abutres, basta para tal dirigirmo-nos e vê-los deslambidos nos costumeiros lugares das grandes metrópoles europeias, e, sobretudo na terra portuguesa dos compadres e genros de JES.
 Esses jovens permanecem dentro e/ou em redor das muitas lojas de grifes na Avenida dos Restauradores em Lisboa/Portugal quitanda comprada pelo abutre maior da gatunagem em Angola, o nosso preto velho presidente da republica da mãe Joana e do pai banana, que ajudou a produzir jovens frustrados na nossa terra mártir, como ele mesmo classificou em rede nacional. JES, sua família de gangsteres compraram Portugal para ali procederem à lavagem de dinheiro roubado a todos nós donos dessa portentosa angola adormecida.
Raul Diniz


LUANDA: Como a filha do presidente usurpa o Estado e se apodera dos bancos - Por Maka Angola

Como a Filha do Presidente Usurpa o Estado e se Apodera dos Bancos

Fonte: Maka Angola
Divulgação: Planalto De Malanje Rio Capôpa
  • Como a Filha do Presidente Usurpa o Estado e se Apodera dos Bancos

A 26 de Agosto de 2013, a filha do presidente da República, Isabel dos Santos, reportou à Autoridade da Concorrência portuguesa que detém a totalidade da participação de 49.9 por cento no Banco de Fomento de Angola (BFA). No mesmo relatório, a empresária revelou ainda que a sua participação no Banco Internacional de Crédito (BIC) é de 50 por cento.
A Entidade da Concorrência, conforme declarações da empresária, registou o seguinte:
“Na banca, detém uma participação de [<50]% no Banco BIC Angola (através da [CONFIDENCIAL - segredo de negócio relativo à estrutura de participações], detida por si a 100%) e, através da [CONFIDENCIAL - segredo de negócio relativo à estrutura de participações] detém uma participação de [<50]% no BFA – Banco de Fomento de Angola, em que o Banco BPI detém 50,1% do capital”.
As informações foram prestadas no âmbito do negócio de fusão entre a Zon Multimédia, detida maioritariamente por Isabel dos Santos, de um lado, e a Sonaecom, do bilionário português Belmiro de Azevedo, do outro.
Como adiante se verificará, em ambos os casos, as entidades reguladoras portuguesas, incluindo a CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários), caucionam a prestação de falsas informações por parte dos bancos, parcialmente detidos por entidades portuguesas, acerca das suas estruturas accionistas.
BFA
A 12 de Setembro de 2008, o Banco Português de Investimentos (BPI) revelou à CMVM o memorando de entendimento que subscrevera com a Unitel, “com vista à constituição de uma parceria estratégica em Angola, através da venda de 49.9 por cento do capital do Banco de Fomento de Angola (BFA) à Unitel”.
O BPI, enquanto accionista único do BFA, estabeleceu como valor de venda da referida participação um total de US $475 milhões (338 milhões de euros).
De acordo com o banco, “esta parceria representa a criação de uma base de colaboração entre o BPI e a maior empresa privada angolana, de elevado valor acrescentado para as entidades envolvidas e para a economia angolana em geral”.
No documento, o BPI afirmou, na altura, que a operação estava sujeita “à obtenção de autorizações das autoridades competentes”. O mesmo documento discriminou os sócios da Unitel como sendo a “Mercury, subsidiária da Sonangol (25%); GENI (25%); Vidatel (25%); Portugal Telecom (25%)”.
O negócio foi concluído em Dezembro do mesmo ano. Desde então, o BFA mantém nos seus relatórios e contas, bem como no seu portal, que o Banco Português de Investimentos (BPI) detém 50.1 por cento das suas acções, enquanto 49.9 por cento das acções cabem à Unitel S.A.
A Entidade da Concorrência portuguesa omitiu o total de acções detido por Isabel dos Santos na Unitel, referindo apenas que é uma “participação direta de [...]% e indireta de [...]% (por via da [CONFIDENCIAL - segredo de negócio relativo à estrutura de participações]) (…)”.
Meses antes, a 21 de Janeiro de 2013, no documento de aprovação de novos membros do Conselho de Administração da Zon Multimedia, do qual Isabel dos Santos faz parte, a empresária anunciou ser detentora de 25 por cento das acções da Unitel, informação que se mantém. O mesmo documento foi enviado à CMVM.
O Estado angolano, através da Sonangol, detém 25 por cento das acções da Unitel. Quando e em que circunstância a filha do presidente abocanhou, através da Unitel, a participação correspondente do Estado no BFA não é um mistério. A diferença entre o que pertence ao Estado e o que pertence à família presidencial é cada vez mais clara: o que pertence ao Estado pertence ou pode pertencer, a qualquer altura, à família presidencial. O que pertence à família presidencial é propriedade privada do clã Dos Santos.
É através dessa lógica de promiscuidade entre o público e o privado que, inicialmente, havia sido acordada e anunciada a venda das acções do BFA à Sonangol.
A usurpação das acções da Sonangol pela Unitel constitui um acto de flagrante violação da Lei da Probidade por parte de Isabel dos Santos e mais um acto de corrupção apadrinhado pelo seu pai, o presidente da República.
Enquanto empresa participada pelo Estado, através da Sonangol, os gestores e responsáveis da Unitel sujeitam-se também à Lei da Probidade. De acordo com a lei (Art. 15.º, 1.º, I), são considerados agentes públicos os gestores, os responsáveis e os funcionários das empresas participadas pelo Estado.
Isabel dos Santos assumiu as funções de vice-presidente do BFA, em representação da Unitel e, consequentemente, do Estado.
Por essa razão, ao integrar, de forma ilícita, as acções do Estado no seu património privado, Isabel dos Santos está na verdade a cometer o acto de enriquecimento ilícito previsto e punido pela Lei da Probidade (Art. 25º, 1., j) como crime de corrupção.
BIC
No princípio do mês, a imprensa portuguesa noticiou as negociações em curso entre Isabel dos Santos e Américo Amorim para que este venda à primeira os 25 por cento que detém no Banco BIC. A concretização do negócio, segundo a imprensa, garantirá a Isabel dos Santos o controlo de metade do capital do banco.
A julgar pelas declarações da própria Isabel dos Santos, confirmadas por parte da Entidade da Concorrência, a empresária angolana passará a controlar 75 por cento do capital do banco, quer em Angola quer na sucursal portuguesa. O documento da EC, importa reiterar, afirma que Isabel dos Santos “detém uma participação de [<50]% no Banco BIC Angola (através da [CONFIDENCIAL - segredo de negócio relativo à estrutura de participações], detida por si a 100%)”.
Maka Angola apurou que o veículo de investimento de Isabel dos Santos no BIC é a Sociedade de Participações Financeiras, detida por si a 100 por cento.
Oficialmente, o banco tem apresentado a seguinte estrutura accionista: Isabel dos Santos e Américo Amorim detêm 25 por cento do capital social cada um. Segue-se o presidente do conselho de administração do banco, Fernando Teles, com 20 por cento. O grupo brasileiro Ruagest tem 10 por cento. Por sua vez, Sebastião Lavrador, antigo governador do Banco Nacional de Angola e amigo do presidente, bem como os empresários Luís Santos (Soclima) e Manuel Pinheiro Fernandes (Grupo Martal), detêm cada um 5 por cento das acções do banco. O Banco BIC Portugal tem, também, formalmente, a mesma estrutura accionista que o Banco BIC Angola.
Tendo o banco uma quota máxima de 100 por cento, distribuída pelos sócios conforme a descrição acima, há duas hipóteses para explicar os 50 por cento de Isabel dos Santos declarados à Entidade da Concorrência. Primeiro, Isabel dos Santos poderá estar a usar alguns dos sócios, excepto Américo Amorim, apenas como figuras de palha na tutela de mais 25 por cento das acções, que na verdade lhe pertencem. Na segunda hipótese, a Autoridade da Concorrência pode ter-se enganado nos números e prefere manter-se no erro.
Ambas as hipóteses revelam ou a cumplicidade das autoridades portuguesas ou uma desatenção permanente para com a falsidade das estruturas accionistas quer do BIC quer do BFA.
A impunidade de que Isabel dos Santos goza em Angola, por via do poder absoluto e arbitrário do seu pai, o presidente da República, dispensa comentários sobre a ilicitude dos seus actos. A sua vontade é lei e as instituições do Estado sujeitam-se.
Outro exemplo da impunidade de que Isabel dos Santos goza é o facto de acumular funções de responsabilidade em dois bancos rivais. Segundo a Lei das Instituições Financeiras, “os membros dos órgãos de administração das instituições financeiras bancárias não podem, cumulativamente, exercer cargos de gestão ou desempenhar quaisquer funções em outras instituições financeiras bancárias ou não bancárias”.
Isabel dos Santos é cumulativamente vice-presidente do BFA e administradora do BIC. Não parece necessário acrescentar mais nada.
Maka Angola