quarta-feira, 10 de maio de 2017

LUANDA: Estado de Saúde de José Eduardo dos Santos Preocupante

ESTADO DE SAÚDE DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS PREOCUPANTE


O estado de saúde do presidente José Eduardo dos Santos está a causar, actualmente, grande apreensão entre as figuras cimeiras do MPLA, o partido que governa Angola há quase 42 anos.
Na ausência de informação oficial, correm rumores sobre o agravamento do estado de saúde do presidente, que se encontrará fora do país, provavelmente em Espanha, para onde regularmente se desloca em tratamentos médicos.
Maka Angola tem informações fidedignas sobre uma viagem de emergência efectuada por José Eduardo dos Santos, que terá abandonado Luanda na noite de 1 de Maio acompanhado pelo seu médico pessoal e por mais quatro médicos da Clínica Multiperfil, onde nesse mesmo dia passou algumas horas.
O presidente viajou também na companhia da sua esposa, a primeira-dama Ana Paula dos Santos, do ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança, general Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, e do chefe adjunto da Unidade de Segurança Presidencial (USP), brigadeiro Kubanza.
Uma vez que a campanha presidencial de João Lourenço é absolutamente controlada pela actual Presidência da República, o estado de saúde de Dos Santos está a gerar inúmeras incertezas entre os camaradas.
José Eduardo dos Santos está no poder há 37 anos. Em grande medida devido ao seu frágil estado de saúde, decidiu abandonar o poder e indicou, como putativo sucessor, o general João Lourenço.
A Presidência da República deve tranquilizar os cidadãos, actualizando-os sobre o estado clínico do presidente ainda em funções.
O que mais desejamos é que José Eduardo dos Santos se restabeleça prontamente. Oremos pela sua saúde e pela transição pacífica do poder.