sábado, 9 de março de 2013

QUÊNIA-NAIRÓBI - UHURU KENYATTA FILHO DE JOMO KENYATTA FOI ELEITO ESTA MANHÃ POR MAIORIA RELATIVA AO POSTO DE PRESIDENTE DA REPUBLICA DO QUÊNIA. NO ENTANTO O PARTIDO PERDEDOR RECLAMA FRAUDE NA CONTAGEM DOS VOTOS, ALÉM DISSO UHURU É ACUSADO PELO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL DE CRIMES CONTRA A HUMANIDADE. O VICE PRIMEIRO MINISTRO LÍDER DA OPOSIÇÃO JÁ SE PREDISPÔS A LEVAR A QUESTÃO ATÉ AO TRIBUNAL QUE FUNCIONA NA HOLANDA.



Acusado pelo Tribunal Penal Internacional vence eleições no Quênia

Nairóbi, 9 mar (EFE).- O vice-primeiro-ministro Uhuru Kenyatta - acusado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de crimes contra a humanidade - venceu as eleições presidenciais do Quênia, confirmou neste sábado a Comissão Eleitoral Independente (IEBC).
Finalizada a apuração, Kenyatta obteve 50,07% dos votos no pleito da segunda-feira passada, com o que evita um segundo turno, enquanto seu principal rival, o primeiro-ministro, Raila Odinga, conseguiu 43,30%.
Ao confirmar oficialmente os resultados, o presidente da IEBC, Isaacl Hassan, indicou que 12,33 milhões de pessoas votaram, o que situa a participação em cerca de 86%, a mais alta na história do país.
Com seu triunfo, Kenyatta segue os passos de seu pai, Jomo Kenyatta, primeiro presidente do Quênia, e se transformará no quarto chefe de Estado queniano em cerimônia de posse que, salvo imprevistos, acontecerá no próximo dia 26 de março.
No entanto, um porta-voz de Odinga, líder da Coalizão para a Reforma e a Democracia (CORD), antecipou que o candidato pode impugnar os resultados perante a Corte Suprema, depois que a formação alegou há dois dias que os votos foram "manipulados".
Kenyatta obteve a vitória apesar estar acusado pelo TPI por crimes contra a humanidade supostamente cometidos durante a violência pós-eleitoral do final de 2007 e início de 2008, que causou mais de 1,3 mil mortes.
O tribunal fixou nesta quinta-feira para o próximo dia 9 de julho a data provisória da abertura do julgamento de Kenyatta.
Além disso, diplomatas da União Europeia e dos Estados Unidos deixaram claro que o Quênia poderia enfrentar "consequências" e que só manteriam um "contato mínimo" com um governo liderado por Kenyatta.
O Quênia se transformará no segundo país, depois do Sudão (com Omar al-Bashir), dirigido por um presidente que enfrenta um julgamento no TPI. EFE

ÁFRICA DO SUL- JOANES BURGO- P EX-PRESIDENTE DA AFRICA DO SUL NELSON MANDELA ESTA NOVAMENTE HOSPITALIZADO PARA EXAMES MÉDICOS


Nelson Mandela hospitalizado para fazer exames médicos

Mandela esteve internado em Dezembro do ano passado MIKE HUTCHINGS/REUTERS
O ex-Presidente sul-africano e líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela, de 94 anos, foi neste sábado hospitalizado para realizar "exames médicos de rotina", anunciou a presidência sul-africana.
No início de Dezembro do ano passado, Mandela esteve internado para fazer um tratamento a uma infecção pulmonar e a cálculos biliares.

De acordo com o porta-voz da Presidência sul-africana, Mac Maharaj, os exames foram marcados para realizar exames que têm a ver com a sua idade avançada.


ARÁBIA SAUDITA - DOIS MILITANTES DA CAUSA DOS DIREITOS HUMANOS FORAM JULGADOS E CONDENADOS POR UM TRIBUNAL AO SERVIÇO DA DITADURA MONÁRQUICA DA ARÁBIA SAUDITA A DEZ ANOS DE PRISÃO! É TRISTE QUE HA-JÁ AINDA NOS DIAS DE HOJE UMA DITADURA QUE TEMIDA E RESPEITADA PELO OCIDENTE EUROPEU E PELOS ESTADOS UNIDOS, POR UM LADA COMBATE-SE A DITADURA EM AMAM NA SÍRIA E POR OUTRO TOLERAM-SE PACIFICAMENTE DITADORES E DITADURAS DO CALIBRE A ARABIA SAUDITA!



Arábia Saudita condena activistas dos direitos humanos a dez anos de prisão


Um tribunal da Arábia Saudita condenou dois activistas políticos, fundadores da Associação Saudita dos Direitos Cívicos e Políticos, uma organização proibida pela monarquia saudita, a penas de dez anos de prisão.


Mohammed Fahd al-Qahtani e Abdullah Hamad foram considerados culpados dos crimes de insubordinação e tumulto, e ainda por terem fornecido informações erradas à imprensa estrangeira.

O julgamento dos dois activistas decorreu, pela primeira vez, à porta aberta: a imprensa e o público puderam assistir às audiências e ouvir proferir a sentença. Confirmada a condenação, os apoiantes dos dois arguidos gritaram que a decisão era “politicamente motivada”

De acordo com a Reuters, al-Qahtani e Hamad assinaram e divulgaram um comunicado exigindo a demissão do príncipe Nayef, ministro do Interior e herdeiro do rei Abdullah, acusado de cumplicidade com abusos dos direitos humanos.

Abdullah Hamad, que já se encontrava detido e condenado a uma pena de seis anos de prisão pelas suas actividades políticas, viu o tribunal acrescentar mais cinco anos de encarceramento no âmbito deste novo processo.

O regime de Riad não autoriza protestos, partidos políticos ou sindicatos. A Associação Saudita dos Direitos Cívicos e Políticos, que se dedica à documentação de abusos dos direitos humanos, defende a transição do regime para uma monarquia constitucional e a convocação de eleições
.