sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LUANDA: Os responsáveis da nossa desgraçada vergonha - Por Raul Diniz

OS RESPONSÁVEIS DA NOSSA DESGRAÇADA VERGONHA


Antes de começar esse texto quero afirmar a minha indignação e tristeza pelo que estamos sujeitos na nossa terra. Tanto se fala no país e nada e nada de concreto se faz, sobretudo nada de construtivo tem acontecido na nossa terra que favoreça evolutivamente o nível de vida do povo nacional angolano.
PEPETELA PERSISTE NO ERRO E AGORA ATÉ SE TORNOU ESPIRITUALMENTE O MAIOR DOS CEGOS, ELE NÃO QUER OLHAR COM OLHOS DE VER!
As crispações que existem entre o povo angolano, na sua maioria no interior do MPLA, são bastante sérias para o amanhã de Artur Pestana Pepetela, que se torna necessário e urgente Ao nosso escritor mais renomado começar a respeitar os autóctones do país quem ele lutou para que o mesmo se tornasse livre e independente. Tudo o que se passa de mal no país do pai banana para Pepetela não é grave por se tratar de pessoas de pele escura e filhos de gente pobremente explorada. Como pode Artur Pestana Pepetela, um escritor iluminado não seguir as noticias que não só afetam a toda comunidade nacional, mas também afeta toda a sociedade intelectualmente moderna e democrática contemporânea! Será que o nosso prêmio Politzer não se enxerga e percebe que dele se espera modernidade expressiva no seu discurso direto? Como ignorar e/ou aceitar com normalidade, que a vida de uma adolescente como Nito Alves com apenas 12 anos possa ser preso sem que o escritor branco Angolano exprima a sua indignação?
E SE MENOR FEITO PRESO POLITICO FOSSE UMA DAS FILHAS DE PEPETELA, QUAL SERIA O PROCEDIMENTO DO ESCRITOR?
 Se se tratasse de uma de suas filhas ainda que maiores, e fosse injustamente tratada como prisioneira politica por um regime dito democrático, o escritor Pepetela conservaria a mesma tranquilidade face ao acontecido? As prerrogativas de Artur Pestana estão a esgotar-se dia após dia, o povo começa a desdenhar até a sua existência como escritor por não nutrir qualquer sentimento pelo povo que lê os seus escritos, entendo agora que em Artur pestana Pepetela lhe falta o sentimento mais nobre que gerencia o UNIVERSO, o amor pelo próximo. Pepetela chegou mesmo ao cumulo de afirmar que não segue de perto a tristeza recorrente que o povo vivencia decorrente de uma eterna má gestão da coisa publica. Fiquei estarrecido pelas palavras expressas do respeitável escritor, que afinal vive apenas de esgotantes momentos de fantasia dos protagonistas adjetivados nos seus escritos, sem ligar importância alguma aos verdadeiros horrores de que o povo da sua terra padece sobre a rígida batuta controlada pelo amalucado ditador JES! Sim, é verdade que o país não evoluiu tanto quanto desejaríamos todos, porém temo não obter resposta alguma de Pepetela se lhe perguntar diretamente, o que, afinal terá crescido em Angola, que leve Pepetela a dar crédito à ditadura instalada no país? Afinal qual é a razão de Artur Pestana creditar JES como um bom gestor da coisa pública nacional?
O HOMEM ESCRITOR NÃO PODE FECHAR OS OLHOS NEM DISSOCIAR-SE  REALIDADES SOCIAIS QUE O SEU POVO VIVE, PORQUE O ESCRITOR EM PRIMEIRO LUGAR  PERTENCE AO SEU POVO.
 As palavras soltas proferidas por esse escritor admirado por mim comportam uma grave irresponsabilidade quando esperava eu dele outro comportamento menos diletante. Quando um homem com a estatura de Pepetela e com as responsabilidades a ele inerentes, e, lhe são conferidas pelo seu posicionamento como escritor, não me passaria pela mente esperar banalidades exageradas saídas da sua boca. Pepetela sabe tão bem quanto eu, que o país não cresceu nada nos trinta e quatro anos do consolado de JES, e depois da guerra, o país cresceu apenas em corrupção, peculato, nepotismo, e aumentou o estado de miséria e os constantes assassinatos do povo. Acho triste a miserável à avaliação estapafúrdia feita pelo escritor Artur Pestana Pepetela quando se refere como uma fase positiva o momento terrifico que o país vive. Pepetela diz que não se pode ter o país das maravilhas de um dia para outro, mas o que o escritor de fantásticas fantasias caucasianas não explicou a que tipo de maravilhas se referia! O país por acaso tem passado por momentos fantásticos sim, mas tratam-se de momentos fantásticos de exclusivas perseguições sistemáticas perpetradas injustamente contra o povo, as liberdades ganhas constitucionalmente foram arbitrariamente abolidas, os sequestros e assassinados são uma constante do regime e deliberadamente protegidos pelo ditador, apenas uma família recebeu o dom para governar e administrar as nossas riquezas e por aí vai! Como podemos aceitar tais palavras vindas de um cidadão de quem, aliás, se esperava dele outro tipo de atuação mais condizente com o seu estatuto de escritor. Pepetela sabe muito bem que toda sociedade escravizada espera dele muito mais que o melhor! Meu amigo Artur Pestana, o senhor sabe muito bem que o regime não criou absolutamente nada de substancial, que beneficia-se o povo nesses 10 anos de paz podre!
  VERGONHA NACIONAL ESTÁ NO DISCURSO BÉLICO E MENTIROSO DO REGIME
Para Pepetela dez anos governados por JES juntando aos outros 24 anos, é muito pouco tempo para resolver os problemas da fome, da eletricidade, da água no país, mas, foram dez suficientes anos para construir uma filha do ditador nascida na Rússia como bilionária em Angola e em simultâneo na nossa África! O Pepetela sabe que a guerra no nosso país nunca foi apanágio da UNITA, e também ela não foi transportada para as cidades pela UNITA, fomos nós os do MPLA quem trousse a guerra para a cidade. E mesmo quando ela se instalou furtivamente em algumas cidades e vilas do país, ainda assim a UNITA rebocou-a novamente para as matas infinitas do nosso solo pátrio, a prova dessa minha afirmação prende-se no facto do Dr Jonas Savimbi líder da UNITA ter sido morto no interior em plena mata isolada de tudo e de toda civilização! O que pretendo dizer, é que em países como a Irlanda onde a guerra se instalará e se processava no centro das cidades, no entanto, esse país europeu nunca deixou de realizar eleições nos lugares livres da guerra; e precisamente em menos de 11 anos os Irlandeses colocaram o seu país nos anais da civilidade e do desenvolvimento socioeconômico. E nós porque não realizamos na altura eleições nos lugares sobre controlo do MPLA/JES? Em dez anos o país tornou-se mais feudal que antes da entronização de JES como dono da verdade MPELISTA, e tudo isso porquê meu amado companheiro Pepetela?
HIGINO CARNEIRO E BENTO ANALFABETO KANGAMBA IGUAL À VERGONHA NACIONAL
Parafraseio aqui uma inusitada situação de indubitável vergonha nacional que todos atravessamos nesse preciso momento em Angola. Fica claro que JES não conseguirá mais creditar internamente no seio dos angolanos nem no exterior do país o seu regime despótico! Quem duvida dessa minha afirmação só podem ser aqueles que pretendem desagregar definitivamente o único ele de ligação de que gozam ainda as muitas nações, que compõem o tecido nacional do povo angolano hoje transformado numa toalha de retalhos. De todos os lados nos chegam noticias pintadas a preto e branco, tristes na sua natureza conjuntural; ontem vieram noticias que anunciavam a crispação das relações entre o regime angolano e o Portugal democrático, apenas e só porque um país livre e independente como Portugal não aceitou em retirar nem arquivar os processos abertos contra cidadãos angolanos corruptos pertencentes ao clã de Eduardo dos Santos. Hoje chegaram noticias vindas do Brasil onde um general foi investigado e acusado de trafico de carne humana versos prostituição internacional. Antes porem, ouvimos noticias vindas de França, que acusavam outro general pertencente igualmente ao clã Dos Santos de lavagem de dinheiro, essa situação fica bastante conflitante com o estatuto que norteia o generalato de outro qualquer país democrático que se prese. Porém não ouvimos da parte do ditador angolano qualquer animosidade ou até mesmo nenhuma qualquer ameaça de corte nas relações de cooperação contra a república francesa e muito menos contra o Brasil! Apesar de estar envolvido nessa ultima investigação internacional movida pelas autoridades brasileiras o general angolano Higino Carneiro, torna ainda mais grave a situação por esse general do regime estar ligado a governação do país. Higino Carneiro é o primeiro general angolano afeto ao regime a constar de uma lista de personalidades evadidas da justiça e procuradas pela INTERPOL. Vergonha maior que essa aí não pode haver, o que torna ainda mais negra à face abesoura do regime comandado pelo infame e degenerado ditador angolano. Até quando vamos ter de tolerar essas tropelias todas? Será que Dos Santos não tem consciência da velocidade abismal que o seu regime segue rumo à destruição total?
Raul Diniz