terça-feira, 12 de novembro de 2013

MUNIQUE: Campanha Internacional Exige Fim da Perseguição a Ativistas Angolanos

Campanha Internacional Exige Fim da Perseguição a Activistas Angolanos
A Transparency International (TI) juntou-se à Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), o seu parceiro em Portugal, e a Rafael Marques de Morais, vencedor do Integrity Award 2013 da TI, para exigir ao governo angolano para por fim à perseguição a ativistas da sociedade civil.
 
No seu discurso de aceitação do Integrity Award durante a cerimónia em Berlim, a 8 de novembro, Rafael Marques, jornalista angolano, fez um apelo para que seja dado espaço à sociedade civil para poder funcionar sem ser alvo de perseguições.
 
O jornalista dedicou o prémio a Manuel Chivonde Nito Alves, um ativista de 17 anos que tinha sido libertado da prisão nesse dia, após ter sido detido por tentar imprimir t-shirts criticando o presidente de Angola, o segundo líder africano há mais tempo no poder. As acusações contra Nito Alves não foram, no entanto, retiradas.
 
A Transparência Internacional e a sua rede de mais de 100 membros trabalham em todo o mundo para combater a corrupção e criar um espaço seguro para a sociedade civil se manifestar contra a corrupção sem perseguições ou medo de represálias.
 
Angola ocupa o 101o lugar em 109 no fundo da tabela do Enabling Environment índex, do CIVICUS, um estudo que avalia a abertura e a segurança dos países para o ativismo da sociedade civil.
 
Transparency International (TI) é a organização da sociedade civil líder no combate global contra a corrupção. Através de mais de 90 capítulos nacionais espalhados pelo mundo, e de um secretariado internacional em Berlim, Alemanha, a TI procura sensibilizar os cidadãos para os efeitos destrutivos da corrupção e trabalha com parceiros no setor público, privado e na sociedade civil para desenvolver e implementar medidas eficazes para enfrentar o problema.
 
Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), o ponto de contacto nacional da Transparency International, é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade geral promover a legalidade democrática e a boa governação, combatendo a corrupção e fomentando os valores da transparência, integridade e responsabilidade na opinião pública, nos cidadãos e nas instituições e empresas públicas e privadas, nomeadamente através da realização de campanhas públicas, projetos de investigação, ações de formação e da cooperação com outras organizações governamentais e não- governamentais.

NAMPULA: Renamo ataca de novo

Moçambique: Renamo ataca de novo

O assalto causou ferimentos ao empresário António Manuel proprietário de uma quinta e de uma escola de condução.
Refugiados começam a chegar a Nampula por causa da instabilidade na região
Refugiados começam a chegar a Nampula por causa da instabilidade na região
TAMANHO DAS LETRAS 
Faizal Ibramugy
Divulgação: Radz Balumuka
Planalto De Malanje Rio Capôpa
Um suposto guerrilheiro alvejado mortalmente no distrito de Gorongosa, no centro do país e um assalto a uma quinta por homens armados da Renamo, na comunidade de Locone, 35 quilómetros da capital provincial de Nampula, são os últimos incidentes armados em Moçambique.
A troca de tiros que originou a morte do suposto guerrilheiro da Renamo ocorreu por volta das 05h00 de ontem, no posto administrativo de Nhamazi, distrito de Gorongosa, em Sofala. A vítima fazia parte de um grupo de homens armados que tentaram, sem sucesso, assaltar o posto policial de Nhamazi  e o posto administrativo.

Já no norte, mais concretamente em Nampula, o assalto registado nas primeiras horas de hoje causou ferimentos ao empresário António Manuel, proprietário de uma quinta e de uma escola de condução na cidade de Nampula. No ataque foram incendiadas uma viatura, um tractor agrícola, uma motorizada, assim como a residência e armazém.

Segundo soubemos, por volta das três horas da manhã, 18 homens, alguns fardados e outros à paisana, chegaram à quinta do empresário, munidos de três armas de fogo e catanas, tendo invadido a sua residência. Seguidamente, segundo Black Arcido, guarda da quinta, os mesmos introduziram-se no seu interior, onde amarraram no proprietário começando a espancá-lo. Outro grupo, tratava de queimar bens e outros de saqueavam produtos alimentares.

Depois desta operação que durou poucos minutos, os homens armados da Renamo, deslocaram-se cerca de 500 metros até a um pequeno quiosque, pertencente ao mesmo proprietário. Aqui, segundo soubemos, incendiaram o armazém principal, tendo-se apoderado de quantidades não especificada de bebida.

Nessa altura, o empresário continuava amarado e a sangrar na quinta sem apoio de ninguém, uma vez que os seus trabalhadores fugiram e um foi alegadamente sequestrado. Por volta das 8 horas, a polícia tomou conhecimento do incidente, tendo de imediato feito deslocar um contingente policia, que de seguida tratou de evacuar a vítima para o centro de saúde de Rapale, onde recebeu os primeiros socorros médicos.

Farida Domingos Amisse, Técnica de urgência no Centro de Saúde de Rapale, contou-nos que o paciente foi recebido em estado inconsciente, devido a gravidade das lesões contraídas, principalmente na parte da cabeça. Depois da assistência, o empresário foi evacuado para o Hospital Central de Nampula, onde se encontra internado.