quinta-feira, 9 de maio de 2013

MOÇAMBIQUE: A Província de Gaza recebeu três clinicas móveis para agilizar o sistema periclitante de saúde do governo da Frelimo.


Moçambique: Fundação americana entrega 3 clínicas móveis

As clínicas agora entregues fazem parte de um conjunto de cinco que até ao segundo semestre deverão entrar em funcionamento em Gaza.
Embaixador Douglas Grifiths  participou na cerimónia da entrega das clínicas móveis
Embaixador Douglas Grifiths participou na cerimónia da entrega das clínicas móveis

TAMANHO DAS LETRAS
 
William Mapote
Radz Balumuka (www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com)
A Fundação Elizabeth Glaser, uma organização não-governamental americana da área da saúde pediátrica, procedeu ao lançamento em Moçambique de três clínicas móveis, destinadas ao alargamento dos cuidados dos serviços sanitários para a província de Gaza.
As novas clínicas, baseadas em três viaturas equipadas com materiais e meios hospitalares, foram entregues aos distritos de Manjacaze, Chibuto e Bilene, e visam contribuir para o alargamento dos serviços de saúde materno-infantil e tratamento de pessoas com HIV e tuberculose, para mais 24 novas unidades sanitárias.

As clínicas agora entregues fazem parte de um conjunto de cinco que até ao segundo semestre deverão entrar em funcionamento em Gaza, a província mais afectada do país, com 25.1% de incidência, e no seu conjunto visam contribuir para aumentar a cobertura do tratamento anti-retroviral, para 80% ao nível dos distritos agora beneficiados.

Dados actualizados indicam que até Dezembro do ano passado, a província de Gaza contava com 34 unidades sanitária com serviços de TARV, que garantiam uma cobertura de 23% da população elegível ao nível pediátrico e 59% das necessidades dos adultos.

A introdução das clínicas móveis enquadra-se dentro de uma iniciativa financiada pelo governo americano, através do Centro de Controlo de Doenças (CDC), orçada em 165 mil dólares.

"As clínicas móveis vão visitar as comunidades com alta taxa de prevalência do HIV e fracos acessos a serviços abrangentes, de duas em duas semanas, no mínimo, para oferecer esses serviços às populações rurais de forma rotineira, segura e previsível" disse o embaixador americano em Maputo, Douglas Griffiths, falando na cerimónia da entrega das novas clínicas.

Dados da Direcção Provincial da Saúde em Gaza indicam que até ao ano passado, pelo menos 600 pessoas terão abandonado o TARV, tendo como um dos factores, as longas distâncias que precisam percorrer para ter acesso aos serviços.

Segundo o director provincial de saúde em Gaza, Isaías Ramiro, a introdução do novo sistema de serviços vai contribuir largamente para a redução dos níveis de abandono e, por conseguinte, dos índices de transmissão vertical de mãe para filho, durante a gestação.

A província de Gaza é a pioneira ao nível nacional na introdução de clínicas móveis.
Segundo as autoridades americanas, a província da Zambézia será a próxima beneficiada logo no início do segundo semestre do ano em curso.

MALANGE: Operação policial em Malange visa controlar a incidência de acidentes rodoviários nas estradas da província. Pelo menos essa é a desculpa apresentada pelo comissário da policia local.


Angola: Operação policial em Malanje

Roubo de viaturas e acidentes de viação são principal objectivo
Comandante da Polícia Nacional em Malanje, comissário José Domingos Moniz
Comandante da Polícia Nacional em Malanje, comissário José Domingos Moniz

TAMANHO DAS LETRAS
 
Isaías Soares
Reedição: Radz Balumuka (www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com)
Centenas de policiais da província de Malanje patrulham há já alguns dias diversas estradas nacionais, secundárias e terciárias no quadro de uma operação orientada pelo comando-geral da corporação.


O comandante provincial da Polícia Nacional, comissário José Domingos Moniz disse que operação com o nome de código de “Viúva negra” “tem como objectivo o combate ao roubo de veículos automóveis, quer sejam, viaturas, motos, ciclomotores, bicicletas, tudo que se movimenta.

“Vai-se desenvolver em todo o território da província de Malanje, com maior incidência no casco urbano da cidade”, disse.

Ao mesmo tempo os  acidentes de viação continuam a ser uma grande preocupação sendo a segunda causa de mortalidade na região de Malanje.

Cerca de cinquenta pacientes vítimas de acidente de viação foram assistidos no banco de urgência de cirurgia e ortopedia do Hospital geral de Malanje no Sábado e Domingo últimos, de acordo com o responsável da secção Francisco da Conceição.

“Durante este final de semana demos entrada um total de 172 pacientes, na qual internamos 25 e 147 foram ambulatórios, dos acidentes de viação internamos 6, dos quais 40 foram casos ambulatórios”, confirmou.

O excesso de velocidade, desrespeito das regras de trânsito e a condução em estado de embriagues ou sob efeito de substâncias entorpecentes constituem as principais causas para as desgraças nas estradas de Malanje.