quarta-feira, 2 de abril de 2014

LISBOA/ALGÉS: Ex-administrador da "SONANGOL" encontrado morto em casa em Oeiras


Ex-administrador da Sonangol encontrado morto em casa em Oeiras



Fonte: ECONÓMICO
Divulgação: planalto de malanje rio capôpa

A Polícia Judiciária foi chamada ao local e poderá desencadear uma investigação, caso sejam encontrados indícios de crime.
 Mateus Morais de Brito (SONANGOL.CO.UK)
Mateus Morais de Brito, ex-administrador da Sonangol, foi encontrado morto esta manhã na sua casa de Algés, Oeiras. A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã e confirmada pela Lusa junto de fonte policial.
De acordo com um perfil publicado na página da Sonangol, Mateus Morais de Brito nasceu no Dondo (Kwanza Norte) em 23 de Outubro de 1960. Entrou para a Sonangol em 1984 e em 2002 foi nomeado director de Exploração na empresa.
Em Novembro de 2005, foi nomeado pelo Governo angolano para administrador da empresa angolana de petróleos. Era licenciado em Geofísica, pela Universidade de Tulsa - Oklahoma, EUA.
Entre os principais investimentos da Sonangol em Portugal está a presença no capital da Galp (38,34% detidos através da holding Amorim Energia, que junta Américo Amorim e Isabel dos Santos) e no BCP-1.58%, onde detém 20% do capital.
[Informação adicional sobre o cargo de Mateus Morais de Brito]

MAPUTO: Aviões de guerra de Moçambique estão retidos na Alemanha

Aviões de guerra de Moçambique retidos na Alemanha

Ontem, 31, o Governo e a Renamo chegaram a acordo para a criação de um comando central e três subcomissões regionais visando garantir a desmilitarização da Renamo e acabar com os conflitos.
MIG-21MIG-21Finte: VOA/Alvaro Ludgero AndradeDivulgação: Planalto De Malanje Rio Capôpa
TAMANHO DAS LETRAS 

Três aviões de combate MiG-21, de fabrico soviético, provenientes da Roménia e com destino a Moçambique foram retidos pelas autoridades da Alemanha, supostamente por a empresa que fazia o transporte não ter a documentação em dia.

A revelação foi feita ontem, 31 de Março, pela revista alemã Der Spiegel, e até agora o Governo moçambicano não se pronunciou. A notícia surge no dia em que o Governo e a Renamo acordaram criar um comando central e subcomissões regionais para parar com os confrontos.

Os aviões de guerra chegaram à cidade portuária de Bremerhaven por via ferroviária a partir de Budapeste em seis contentores e deveriam ter seguido viagem de navio para Moçambique, depois de terem sido reparados. Entretanto, foram apreendidos pois o transporte em território alemão não estava autorizado.

Segundo a lei alemã de controlo de armas de guerra o carregamento de aviões de combate para Moçambique carecia de uma autorização. As autoridades alemãs iniciaram um processo contra a empresa romena responsável pelo envio dos aviões, por violação da lei.

O Governo de Moçambique ainda não reagiu a esta notícia, mas o professor universitário e antigo director da Policia de Investigação Criminal em Maputo António José Frangules considera que os aviões foram enviados no ano passado para reparação no quadro de uma estratégia ofensiva ou seja antes do início dos combates entre as forças armadas e homens da Renamo.

Aquele analista acredita que não há perigo de um regresso à guerra e os conselheiros da Renamo saberão identificar que esses aviões não chegam agora para reforçar o exército em nenhuma acção ofensiva.

António José Frangules acredita que o acordo para acabar com os conflitos vai valer.

Ontem, 31, o Governo e a Renamo chegaram a acordo para a criação de um comando central e três subcomissões regionais visando garantir a desmilitarização da Renamo e acabar com os conflitos.

MALANJE: Mais de quatrocentas pessoas salvas de mordidas de cobra na Província de Malnje

Malanje : CIMETOX salvou mais de 400 pessoas mordidas por cobras em 2013

Centro vai organizar conferência internacional sobre toxicologia
Malanje - Faculdade de MedicinaMalanje - Faculdade de MedicinaFonte VOA/Isaías SoaresDivulgação: Planalto De Malanje Rio Capôpa02.04.2014
TAMANHO DAS LETRAS 

O Centro de Informação Medicamentos e Toxicologia de Malanje (CIMETOX) recebe cada vez mais pedidos de ajuda por pessoas mordidas por cobras.

Segundo informações do centro da Faculdade de Medicina de Malanje, da Universidade Lueji-A’Nkonde, durante o primeiro trimestre de 2014 foram atendidas cerca de 200 chamadas telefónicas e ano transacto foram salvas perto de 400 pessoas.

Nas províncias do norte de Angola é frequente que pessoas e animais sejam mordidos por serpentes, situação preocupante para os profissionais do CIMETOX que iniciaram nos últimos tempos a caça de animais do género nas províncias de Malanje e Uíge para permitir a criação de soros contra o tipo de veneno especificado, explicou o decano da Faculdade de Medicina local, André Pedro Neto.

Ao nível da região existe pouco conhecimento de ocorrências de mordeduras por cobras, "o que é uma preocupação da saúde pública a atender e a acompanhar".
  
Malanje simulacro de desastre químicoMalanje simulacro de desastre químico
O centro está a preparar o primeiro congresso internacional sobre toxicologia em Angola
a realizar-se entre os dias 25 a 28 de Novembro de 2014, em Malanje

Quinhentas e cinquenta pessoas de vários países do mundo estão convidadas e até ao momento representantes de 35 países, entre os quais a República de Cuba, Portugal, Argentina, Espanha, Estados Unidos da América e Inglaterra confirmaram a sua presença para debateram questões como a toxicologia, educação e sociedade.

O especialista cubano em toxicologia, Ângelo Soarez Escandon disse que as principais temáticas do encontro são a “nanotecnologia, ecotoxicologia, biotecnologia e risco mental; toxicologia, desastres químicos e bioterrorismo; vigilância bio-monotorização; enfermidades de origem tóxica, toxicologia e desenvolvimento agro-pecuário e gestão de risco, avaliação psicológica, segurança e delito de produtos”.

“Translocação, biotransformação e mecanismos de toxicidade, psicológica forense e genética, segurança do uso de cosméticos e alimentos", fazem igualmente parte da programação das ferramentas para as apresentações e discussões em plenária.

As inscrições dos delegados nacionais e locais, em particular, deverão ser feitas através da página Web ou no Centro de Investigação e Informação de Medicamentos e Toxicologia de Malanje disse o decano da Faculdade de Medicina da região André Pedro Neto.