sábado, 15 de fevereiro de 2014

LUANDA: Abel Chivukuvuku líder da CASA-CE revela ter sido ameaçado de morte pelo director do hospital do Chitembo

Abel Chivukuvuko revela ter sido ameaçado de morte pelo director do hospital do Chitembo

Líder da CASA-CE diz ter encaminhado o assunto aos órgãos de Justiça para que o cidadão acusado seja responsabilizado.
Abel Chivukuvuku num comício da CASA-CE em Luanda durante a campanha de 2012 (CASA-CE)Abel Chivukuvuku num comício da CASA-CE em Luanda durante a campanha de 2012 (CASA-CE)
TAMANHO DAS LETRAS 

O líder da CASA-CE Abel Chivukuvuku diz ter sido ameaçado de morte por um funcionário do Governo no município  do Chitembo, província do Bié,  na passada terça-feira.
Abel Civukuvuku, que está a efectuar visitas de constatação  em algumas regiões do Bié, disse à Voz da América que o  incidente ocorreu  quando tentava visitar o hospital  central  do Chitembo.
Chivukuvuku revela ter encaminhado o assunto aos órgãos de Justiça e manifestou o desejo de que o cidadão em causa seja responsabilizado pelas ameaças feitas.

O líder da CASA-CE está a realizar encontros com a população  do Bié e  a visitar instituições  públicas do sector social, nomeadamente escolas e hospitais, e deve regressar à capital  nos finais deste mês.

MAPUTO: Policia moçambicana apresenta sequestradores

Policia moçambicana apresenta sequestradores

Dezenas da familiares de empresários têm fugido de Moçambique por temerem sequestros.


TAMANHO DAS LETRAS
 
Fonte: Voanews/William Mapote
Divulgação: Planalto De Malanje Rio capôpa
A Polícia moçambicana apresentou esta sexta-feira, 14,  oito indivíduos detidos relacionados com a onda de raptos que há mais de dois anos tem marcado o país

A quadrilha é considerada pelas autoridades policiais como sendo uma das mais perigosas e foi responsável por cerca de quatro sequestros, envolvendo crianças menores de 10 anos, que renderam ao grupo pelo menos 11 milhões de meticais, o equivalente a cerca de 360 mil dólares.

Numa accão concertada, os oito elementos da quadrilha negaram dar qualquer informação à imprensa, remetendo os jornalistas aos autos policiais, que não foram disponibilizados.

A onda de sequestros e a tensão político militar que tem resulatado em confrontos armados entre as forças governamentais e homens armados da Renamo os grandes factores da instabilidade de Moçambique.

Enquanto os confrontos militares já resultaram em dezenas de mortes desde o princício do ano passado, outras dezenas de cidadãos já passaram pelo cativeiro de sequestradores, cujos mandantes continuam por descobrir.

Uma das repercursões da onda de sequestro é o éxodo de dezenas de familiares de empresários de origem asiática baseados em Moçambique, para países como a África do Sul, para se esconderem da acção dos raptores.

MAPUTO: Renamo pede novo adiamento do recenceamento eleitoral marcado para sábado

Renamo pede novo adiamento do recenseamento eleitoral marcado para sábado

Fonte do Secretariado Técnico Eleitoral disse à VOA que o recenseamento eleitoral inicia-se este sábado, 15, apesar da solicitação do partido da oposição ao governo.
Afonso Dhlakama, presidente da Renamo
Afonso Dhlakama, presidente da RenamoFonte: Voanews/Simião PongoaneDivulgação: Planalto De Malanje Rio Capôpa
TAMANHO DAS LETRAS 
O Governo e a Renamo terminaram com sucesso a discussão do pacote eleitoral que encalhou o diálogo num mar de impasses durante cerca de 10meses. Mas no final da sessão, o chefe da equipa da Renamo Saimone Macuiane fez mais um pedido de adiamento do recenseamento eleitoral que deve começar esta sábado, 15.

Este é o segundo pedido, depois do primeiro ter sido aceite pelo governo, dando 15 dias à Renamo.

O governo ainda não respondeu ao novo pedido de adiamento. Entretanto, dois analistas políticos ouvidos pela VOA consideram que não há necessidade de um novo adiamento porque alguns dirigentes provinciais da Renamo já disseram que o seu partido está preparado para o processo.

O professor Rajendra de Sousa considera que hoje com a rede da telefonia móvel que cobre quase todo o Pais é fácil dar orientações para os membros da Renamo participarem no processo de recenseamento eleitoral.

Filmão Suaze também considera que não há motivos para mais um adiamento., depois do primeiro que criou problemas no calendário do STAE.

Uma fonte do Secretario Técnico de Administração Eleitoral disse a VOA em Maputo que o o recenseamento eleitoral vai mesmo começar este sábado, 15, e terá a duração de  75 dias.

As autoridades esperam recensear pouco mais de 9 milhões e 100 mil  eleitores.

No processo similar registado no ano passado nas 53 cidades e vilas municipais foram recenseados pouco mais de três milhões e 500 mil eleitores.

Agora nesses locais haverá apenas uma actualização.