quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

LUANDA: José Eduardo dos Santos deve de imediato demitir-se da presidência da republica e mediar uma ajustada alternância pacifica do poder em Angola, aforma Pedrowski Teca

Porquê que JES deve imediatamente demitir-se da presidência e mediar uma alternância pacífica?

Fonte: angola24horas.com
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Porquê que JES deve imeaditamente demitir-se da presidência e mediar uma alternância pacífica?
A República de Angola é um país que está em crise de liderança, onde a inevitável alternância política do actual Presidente, que se avista à passos longos, poderá ser turbulenta e resultar em duas crises: a própria alternância ou sucessão e a sua posterior crise transicional político-administrativa da actual para a futura Presidência da República.
Historicamente falando, a ascensão de José Eduardo dos Santos na Presidência da República de Angola deveu-se em consequência do passamento físico do Primeiro Presidente da República Popular de Angola, Dr. António Agostinho Neto aos seus 56 anos de idade, após ter governado o país por um periodo de 3 anos e dez meses. Um mês de ter completado 37 anos de idade, José Eduardo dos Santos foi nomeado pelo MPLA à suceder o Dr. Agostinho Neto no dia 21 de Setembro de 1979, claramente uma sucessão difícil caracterizada como impossível mas necessária.
Os feitos de José Eduardo dos Santos (JES) são factos vísiveis, deixando em debate a questão de quem são os interesses de que continua a lutar nestes 35 anos a completar no poder. Na óptica de muitos, o tempo demonstrou a traição dos princípios iniciais da luta de libertação nacional pela concentração de poderes em JES e seus seguidores, na defesa da perpetuação dos mesmos na direcção do país, enriquecendo-se corruptamente em detrimento de uma vasta maioria do povo Angolano.
PORQUÊ QUE DEVE IMEDIATAMENTE DEMITIR-SE E ACELERAR A ALTERNÂNCIA?
A actual crise de liderança é fruto da longividade no poder do Presidente José Eduardo dos Santos, cuja imagem, velha e desgastada, reflectem não só um velho político cansado, mas também uma forma de governação desenquadrada para os tempos actuais.
Hoje em dia é comum ouvir cidadãos a reclamarem e criticarem que o Governo de José Eduardo dos Santos e do MPLA não tem criatividade, visão e projectos que esta nova Angola precisa para enfrentar as sequelas do passado e os desafios do futuro.
Os próprios quadros/militantes do MPLA defendem que o seu partido precisa se renovar, não só em projectos e ideias mas também nos quadros na liderança do mesmo, para não cair no descrédito da história.
As seguintes ocorrências servem como um indicativo para a questão em debate:
1 – IDADE E LONGEVIDADE:
Este ano 2014, o Presidente José Eduardo dos Santos completa 72 anos de idade, 35 dos quais preside o país, transformando-se mundialmente no segundo presidente a mais tempo no poder, tendo apenas a diferença de um mês com o seu homôlogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang. Ambos tornam-se um testemunho da veracidade do adágio popular de que “o poder corrompe”, principalmente por concentrarem em si mesmos os poderes absolutos em seus respectivos países, manipulando o sistema em prol das suas perpetuações no poder.
2 – SAÚDE DETERIORANTE:
Com mais de 70 anos de idade, o Presidente de Angola, conforme notícias, está alegadamente lutando contra um câncro da próstrata que o forçou a permanecer por cerca de 70 dias no Reino da Espanha, isto somente em 2013, especificamente entre 26 de Junho e 10 de Agosto, e do dia 9 de Novembro à 4 de Dezembro, tendo o órgão de comunicação social de Portugal, RTP, transmitido notícias de que estava internado numa clínica oncológica em Barcelona, uma informação que foi energeticamente descartada pela Casa Civil. José Eduardo dos Santos efectuou, segundo reportagens, tais visitas privadas similares em Espanha antes das Eleições Gerais em 2012 e entre 2 à 11 de Maio de 2011.
3 – IMPOPULARIDADE E IMAGEM CADA VEZ MAIS DESGASTADA:
Pondo em parte a questão de quem são os interesses de que continua a lutar, após a morte do líder da UNITA, Jonas Savimbi em 2002, José Eduardo dos Santos perdeu a grande oportunidade de se consagrar como um verdadeira arquitecto da paz porque somente a ambição pelo poder e interesses obscuros explicariam a não realização de Eleições Presidenciais no periodo entre 2002 e 2012. A Constituição, vulgo atípica, que se promulgou à 5 de Janeiro de 2010 e que concentra-lhe poderes absolutos de forma absurda, serve de base ao título de “ditador” que cada vez mais soa e se adequa à imagem de JES.
PERIGOS ACTUAIS
Num sistema democrático, a palavra “sucessão” torna-se inconstitucional porque caracteriza a monarquia, um sistema que encara o poder como herança familiar ou consoante a linhagem sanguínea. Em democracia, é adequado a referência desta transferência como “alternância” porque deve ser feita pelo voto popular e não por imposição.
Infelizmente ao que parece, José Eduardo dos Santos prefer a “sucessão”, expondo o país aos seguintes perigos:
1 – IMPOSIÇÃO E FAMILIARISMO:
Ao longo dos últimos anos, informações são vasadas e publicadas pela mídia e alegam que por questões de saúde, o actual Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó” deixou de ser uma preferência à sucessão de JES, encurtando a lista para apenas dois dos seus familiares: seu filho Zénu dos Santos, Presidente do Fundo Soberano Angolano, e o sobrinho e actual Vice Presidente da República, Manuel Vicente.
Estas duas escolhas de JES são geralmente caracterizadas como fruto de imposições de José Eduardo dos Santos ao partido político no qual é Presidente, o MPLA.
2 – ZÉNU E VICENTE SEM PERFIS OU BAGAGENS POLÍTICAS:
As duas alegadas preferências de JES, Zénu dos Santos e Manuel Vicente, são indivíduos practicamente anônimos no panorama político Angolano, isto é, sem bagagens ou perfies políticos de peso que os possa sustentar com experiência em caso da ausência de José Eduardo dos Santos.
Em caso de ausência de JES, os seus dois preferidos não serão capazes de enfrentar os grandes jacarés políticos veteranos do MPLA, cujos olhos e corações ambicionam a cadeira principal da Cidade Alta.
Teme-se que mesmo se um destes favoritos for eleito, serão vítimas de várias ameaças, insubordinações, insultos e desconsiderações por parte de militantes de peso do MPLA que jamais aceitarão estar à baixo de um “menino” Zénu dos Santos ou dum empresário burocrata como Manuel Vicente em assuntos de directrizes do país.
A informação de que, na recente ausência de José Eduardo dos Santos, o país estava a ser dirigida “de facto” através de uma “direcção militar” pelo general Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, apesar de haver formalmente um Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, foi um dos indicativos da actual crise de liderança e as desvantagens destas imposições de JES.
Realço que, por falta de peso político e experiência, ambos são susceptíveis à golpes de Estado por parte de elementos do próprio regime, ou serão presas fáceis para a oposição ávida de poder.
BENEFÍCIOS DA DEMISSÃO IMEDIATA E E ACELERAÇÃO DA TRANSIÇÃO
Em vista aos problemas expostos à cima, se o presidente José Eduardo dos Santos demitir-se, acelerar e mediar a alternância política em Angola, terá os seguintes benefícios:
1 – Possivelmente terá mais tempo para descansar de longos anos de política activa e poderá cuidar dos seus negócios, netos e outros familiares.
2 – Tendo em conta as notícias preocupantes da saúde degrante de JES, os efeitos da aposentadoria darão-lhe mais anos de vida, podendo assim manter sob sua protecção e vigilância o seu escolhido candidato à liderança do MPLA e de Angola, que possa defender os seus interesses.
3 – A permanência de JES na Presidência pode causar a sua morte precoce, se forem verdade as informações alarmantes da sua saúde, e um incidente do género será fatal, tanto para os seus familiares, protegidos, amigos e as suas heranças, como também poderá ser catastrófico para a realização e concretização de uma alternância pacífica e duradoura no país sem conflictos, primeiramente por dentro do MPLA e posteriormente à nível nacional.
4 – A aposentadoria de JES poderá garantir uma passagem de testemunho equilibrado e pacífico ou pode se dar o caso em que mesmo aposentado, JES, através do seu escolhido, ainda conduza indirectamente as directrizes do país.
Tendo analizado estas hipóteses, pode-se concluir que por mais que seja eminente e desejado a aposentadoria do Presidente José Eduardo dos Santos, para se evitar o pior ao país, o Presidente ainda pode desempenhar um papel fundamental na alternância de poder na República de Angola.
Pedrowski Teca

BISSAU: O antigo presidente da Guiné Bissau Kumba Ialá retira-se da vida politica

Kumba Ialá retira-se da vida política

Ex presidente guineense diz que decisão de não concorrer às presidenciais é "irrevogável"
TAMANHO DAS LETRAS 
Fonte: Redacção VOA
Divulgação: Planalto De Malanje Rio capôpa
O ex-presidente da Guiné Bissau , Kumba Ialá,  anunciou Quarta-feira a retirada da vida política.

Kumba Ialá já não será assim candidato às próximas eleições presidenciais de 16 de Março e disse em conferência de imprensa que a sua decisão é "é irrevogável".

O antigo presidente guineense disse que não vai concorrer porque  "os tempos são outros" e para  também dar espaço à novas figuras.

O ex-presidente guineense disse ter tomado a decisão após consultar a família e os amigos.

Ao abandonar a vida política ativa, Kumba Ialá diz que encerra uma etapa iniciada há mais de 20 anos, tendo fundado o Partido da Renovação Social (PRS) e alcançado a presidência da Guiné-Bissau, entre 2000 a 2003, de onde saiu através de um golpe de Estado militar.

O ex-presidente guineense diz que parte "com a consciência tranquila" mas continua a querer ver a Guiné-Bissau melhorada. Kumba Ialá diz que se vai posicionar como próximo membro do futuro senado a ser cirado no país.

"Os que exerceram cargos públicos de relevo deviam afastar-se das lutas partidárias. Parto porque reformas importantes estão para ser feitas nos setores da Defesa e Segurança", observou Kumba Ialá.

Saudando as "grandes figuras" que ajudaram e inspiraram a Guiné-Bissau para a sua emancipação, Kumba Ialá referiu o nome do ex-presidente e falecido João Bernardo "Nino" Vieira e vários nomes de lideres africanos defuntos.

Ialá não se esqueceu também de "ilustres homens de Estado" de Portugal, nomeadamente Mário Soares, Alváro Cunhal e Francisco Sá Carneiro, ao saudar a contribuição dada por Portugal na sua formação enquanto estudante e democrata.

LUANDA: 2013, não houve Liberdade de Imprensa em Angola - Por Maka Angola

2013: Liberdade de Imprensa em Angola
Fonte:  Maka Angola 
Divulgação: Planalto De Malanje Rio capôpa
 31 de Dezembro, 2013
A censura e os ataques à liberdade de imprensa, em Angola, multiplicaram-se em 2013.  O exercício da liberdade de imprensa continuou a ser afectado  tanto a nível estrutural como a nível do trabalho diário dos profissionais da comunicação social.
 
O governo tem recusado, há sete anos, cumprir com a Lei de Imprensa, cujo Artigo 87º obriga a regular a referida lei no prazo de 90 dias. Por lei, o governo tem de ouvir os sindicatos e as associações de jornalistas para aprovar o regulamento, o que requereria negociação.
 
Até à presente data, o exercício da profissão de jornalista, em Angola, continua a ser arbitrário. Por falta de vontade política, desde 2006, o Estatuto do Jornalista e do Código Deontológico, estabelecidos pela Lei de Imprensa, continuam engavetados, à espera de aprovação.
 
De acordo  com a Lei de Imprensa, o referido estatuto “define, entre outros aspectos, quem é jornalista, o regime de incompatibilidades, os direitos e deveres, as condições de emissão, renovação, suspensão e cassação da carteira profissional do jornalista”.
 
Falta também aprovar o Plano Nacional de Frequências, um obstáculo invocado pelo governo para a concessão de licenças de rádio.
 
Todavia, a questão fundamental assenta no exercício da liberdade de imprensa pelos órgãos de comunicação social do Estado, que dominam o sector no país.
 
A Lei de Imprensa estipula o controlo, por parte do Estado, de um serviço público de comunicação social com a missão de, entre outras, “informar o público com verdade, independência, objectividade e isenção”, assim como assegurar “o direito dos cidadãos à informação correcta e imparcial”. A lei estabelece ainda o dever dos órgãos de comunicação social em “assegurar a livre expressão da opinião pública e da sociedade civil”, bem como “ a promoção da “boa governação e a administração correcta da coisa pública”.
 
Mais de 38 anos após a independência, Angola continua a ter apenas um jornal diário, o Jornal de Angola. Este órgão tem funcionado apenas como veículo de propaganda do regime.
 
Os outros órgãos públicos de informação, nomeadamente a Televisão Pública de Angola (TPA) e a Rádio Nacional de Angola (RNA), são também meios difusores de propaganda oficial. São geridos por “ordens superiores” e por estratagemas de controle da informação cada vez mais retrógrados, recuperados do tempo de partido único (1975-1991), de cariz Marxista-Leninista.
 
De acordo com Alexandre Solombe, presidente do MISA-Angola (Instituto dos Mídia da África Austral), os jornalistas têm sofrido grandes pressões nas redacções  para serem parciais e exercerem a auto-censura .
 
“Criou-se um quadro em que ‘quem não é por nós, é contra nós’”, afirma Solombe.
 
O presidente do MISA-Angola nota que muitos órgãos de informação não têm conselhos de redação nem instâncias internas às quais os jornalistas possam apelar.  ‘Temos órgãos de informação em que os directores, tendo recebido ordens superiores, vindas do partido no poder ou de qualquer autoridade, seja ela política ou económica, mandam executar a ordem sem que os jornalistas possam ter qualquer escolha”, explica.
 
A situação tornou-se crítica, ao ponto dos jornalistas da RNA terem manifestado publicamente, pela primeira vez, em Agosto deste ano, o seu descontentamento contra a censura. Segundo uma nota de protesto endereçada ao Conselho de Administração, o núcleo do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) da RNA insurgiu-se contra a frequência com que “notícias já preparadas” são “retiradas da pauta sob o pretexto de ordens superiores assim o terem determinado”.
 
A 13 de Novembro passado, o núcleo do SJA da RNA,  tomou um passo importante ao incluir, nas negociações com o Conselho de Administração, exigências para o cumprimento da Lei de Imprensa.
 
Os jornalistas da RNA propõem a célere instauração do Conselho da Redacção, porque este órgão “tem a competência de pronunciar-se sobre os diferendos de ordem ética e deontológica que oponham jornalistas e a chefia de redacção em relação ao alinhamento, valorização e critérios das notícias ou matérias a serem divulgadas”.
 
Maka Angola soube, junto dos trabalhadores desse órgão estatal, que o Conselho de Administração da RNA ainda não respondeu formalmente à implementação do Conselho de Redacção.
 
Nos meios privados, a censura é também directa e sistemática. “No semanário A Capital, há uma pessoa de ligação que vai todas as semanas à redacção buscar  a mostra da edição de Sábado. Leva para parte incerta e depois baixa as ordens dos cortes”, explica Solombe.
 
Outra forma de censura é executada por via das gráficas onde são impressos os jornais. Segundo Solombe, o Novo Jornal viu pelo menos duas das suas edições serem queimadas este ano. “Temos um mercado de monopólio em Angola em que as gráficas são detidas por pessoas ligadas ao poder. Controlam quase tudo o que é publicado e nalguns casos têm informação em primeira mão.  Quando sabem que a capa de um jornal é hostil ao presidente da República, a principal figura a proteger, fazem interferência de qualquer forma. Ou pedem que se queimem os jornais já impressos ou inventam uma avaria na gráfica”, explica.
 
O Exercício do Jornalismo
 
Neste contexto, são raros os profissionais da comunicação que continuam a tentar exercer o seu dever jornalístico. Um desses casos é o de Coque Mukuta, correspondente da Voz da América. Mukuta sofreu  duas breves detenções em 2013. Na primeira ocasião, a 4 de Janeiro, o jornalista entrevistava zungueiras que tinham sido agredidas por agentes da Polícia Nacional (PN). Coque Mukuta foi detido, apesar de se ter identificado como jornalista, e o seu equipamento de trabalho foi confiscado.  O jornalista foi levado para uma esquadra policial, onde permaneceu detido durante algumas horas.
 
Na segunda ocasião, a 20 de Setembro, Coque Mukuta foi detido juntamente com outros dois jornalistas, Alexandre Solombe e Rafael Marques de Morais, enquanto entrevistavam jovens manifestantes que haviam sido libertados, minutos antes, pelo tribunal. Os três jornalistas foram detidos durante várias horas e alvo de agressões físicas. Os seus materiais de reportagem, incluindo câmaras fotográficas e telemóveis, foram apreendidos e danificados pelos agentes da Polícia de Intervenção Rápida.
 
Manifestações e Jornalistas
 
As várias tentativas de manifestação anti-governamental, invariavelmente reprimidas com grande violência policial, continuaram a ser, em 2013, ocasiões férteis para ataques directos à liberdade de imprensa. Durante uma tentativa de manifestação, a 19 de Setembro, que resultou em pelo menos 23 detidos,  os jornalistas estrangeiros foram impedidos por agentes da PN de cobrir os acontecimentos. Segundo a agência de notícias Reuters, agentes policiais ordenaram aos jornalistas estrangeiros que abandonassem o local sob ameaça de serem detidos.  
 
As tácticas de intimidação aos jornalistas durante as tentativas de manifestação contra o regime de José Eduardo dos Santos levaram já alguns jornalistas a desenvolver as suas próprias estratégias. De acordo com Coque Mukuta, “o senhor  [Paulo] Catarro, da RTP (Rádio Televisão Portuguesa), é amigo da presidência e pede protecção. Então, nós aproveitamos e ficamos perto dele”.
 
Para além dos correspondentes portugueses (Lusa e RTP) e dos ocasionais repórteres independentes, apenas um punhado de agências internacionais  mantêm jornalistas em Angola de forma semi-permanente, reduzindo assim a cobertura noticiosa de Angola no exterior.
 
Os jornalistas estrangeiros estão sujeitos a atribuição de vistos para entrar e trabalhar no país, um processo que, em casos frequentes, tem demorado meses, mantendo-os assim, de forma efectiva, impedidos de noticiar os acontecimentos sobre o país, a partir de Angola.
 
De acordo com um correspondente estrangeiro, que falou ao Maka Angola em condição de anonimato, outra forma de pressão são as críticas feitas pelos meios de comunicação oficiosos, sobretudo o Jornal de Angola. “Muitas vezes as críticas nem sequer referem os nomes dos jornalistas, apenas fazem referência a ‘um jornalista estrangeiro’. É uma forma de pressão e também uma forma de descrédito dos repórteres estrangeiros, que são muitas vezes apelidados de ‘agentes externos ou agentes da oposição’”, disse.
 
Para Coque Mukuta existem ainda outras formas pressão, mais subtis e clandestinas, sobre os jornalistas nacionais. “Os agentes da polícia secreta usam outras tácticas [para além das detenções de jornalistas] para não criar alarido. Eu já fui muito ameaçado. No ano passado [2012] recebia cartas com ameaças de morte à porta de casa, recados, telefonemas, emails fantasmas com fotografias da minha casa. Pensei até em sair de Angola, pedir asilo”. Segundo Coque Mukuta, que antes trabalhava para a Rádio Despertar, controlada pela UNITA, este tipo de pressões baixou de intensidade desde que passou a trabalhar para a Voz da América, em Junho de 2012, mas ganhou novas formas. “Eles [agentes da polícia secreta] dão a volta e ameaçam os familiares, mandam recados pela família. ‘Se ele não parar [de fazer trabalho incómodo de jornalismo], vai morrer’, dizem. O recado começa a vir: ‘Olha, disseram que você vai morrer’. ‘Mas quem te disse?’ ‘Estive com o amigo que disse  isso, disse aquilo, e tal e tal.’ E assim vão atormentando a vida das pessoas”, explica.
 
Este clima de intimidação leva também a que os jornalistas não queiram fazer trabalho de reportagem e prefiram fazer “jornalismo de telefone”, sem sair das redações. “E muito difícil. Perguntas a 20 jornalistas quem é que tem disponibilidade para fazer estas matérias e só um pode levantar o dedo. O pessoal tem medo. Os jornalistas já não aceitam [sair para a rua em reportagem] porque há uma repressão terrível”, explica Mukuta.
 
No entanto, de forma positiva, Alexandre Solombe nota a tenacidade de alguns jornalistas em  demonstrar que “nem todos são venais. Há um grupo de pessoas que não se vai entregar. Há pessoas dignas em Angola”.

LUANDA: A interrogação é: 2013-2014 processo ou retrocesso? - Por Marcolino Moco antigo Premiere angolano.

2013-2014: “processo” ou retrocesso?

Fonte: www.marcolinomoco.com
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2013-2014: “processo” ou retrocesso?No outro dia, cruzei-me acidentalmente com alguns “mais novos” da comunicação social pública, e, para a minha agradável surpresa, contrariando a habitual fuga às “minhas chagas de sarna”, mostraram-se muito simpáticos e conversadores. 
E, entre as conversas, para uns eu tinha razão, nas críticas que faço, não a eles, mas ao sistema que os coloca, a eles, numa condição de “escravos” de ideias dos que se acham insubstituíveis no poder angolano, mas outros, naquela conversa aparentemente descontraída, achavam que eu andava adiantado demais porque “isso é um processo”, diziam.
É a propósito desse encontro fortuito que me ocorreu dirigir algumas palavras, especialmente aos “os mais novos” deste país, nesta espécie de “mensagem de Ano de Novo” de um informal Senador da Nação que sou (como alguém agradavelmente me chamou, só que este tal acha que os senadores devem estar calados e não se dirigir a “pessoal menor” mas para mim “pessoal menor” só são as crianças – menores de 18 anos – mas mesmo para estas eu falo; senador não é para só fazer “banga” com o título e “ver a banda passar”, não).
Para a minha opinião, nascida de uma longa reflexão, em que nunca me descalcei das minhas responsabilidades no passado e no presente, mas não aceitando participação num contínuo “empurrar as coisas com a barriga”, os angolanos, especialmente a sua juventude, não devem deixar-se embalar nessa ideia de que “estamos num processo” (estamos numa transição) e é preciso ter paciência, debaixo das ideias de um grupo minoritário que não sabe fazer outra coisa senão gerir a manutenção do poder, pisando todas as normas éticas, jurídicas e ate das nossas respeitadas religiões, que devem contribuir para a harmonização e contínua pacificação da sociedade. São eles que falam de “lavar roupa suja em casa”, quando não se coíbem de fabricar sujeira na rua, sem qualquer escrúpulo. Como lavar roupa suja em casa se a sujeira já está na rua?
A transição, no desenvolvimento das sociedades, é uma constante que não pára e é geralmente do inferior para o superior. O que é que se está passar em Angola, no plano das instituições que é algo que deve preocupar a elite angolana que queira conscientemente contribuir para um “processo” de passagem do inferior para o superior? Claramente um retrocesso. É evidente que se tivermos em conta que cada fenómeno se apresenta com duas faces, esse “retrocesso” significa um franco “progresso” em relação à construção de uma “monarquia republicana” que foi academicamente anunciada pelo Professor Doutor Araújo, no livro do seu doutoramento publicado em 2009. Sintomaticamente, o Professor Araújo é hoje venerando juiz de um Tribunal Constitucional que com os seus acórdãos 233 e 319 do ano que termina, continuou a contribuir para a formalização de uma realidade de facto, imposta de forma cobarde e inaceitável a todos os títulos, e que está na base das tensões que o país tem vivido, paradoxalmente, com maior intensidade, desde o fim da guerra civil, em 2002.
Com aqueles acórdãos e, com todas as urdiduras a que temos assistido, com declarações que só deixam dúvidas a quem não faz a ligações necessárias dos fenómenos actuais com os seus precedentes, o Presidente José Eduardo quer: ser reconduzido em 2017 para umas funções em que andará já há 38 anos cansados anos, tendo ele, nessa altura, os seus pesados 75 anos. Em 2022, o nosso compatriota Zénu, hoje Presidente do Fundo Soberano de Angola, de que põe e dispõe, sendo nomeado o para o cargo sorrateiramente, na mesma semana das reuniões com a juventude, deverá “estar apto” a receber o ceptro do poder. E todos aqueles que reclamarem deste inusitado nepotismo, serão declarados invejosos e frustrados, se não lhes acontecer pior.
A verdade é que as tensões irão desenvolver-se num crescendo inaudito e a repressão, que no ano que termina já atingiu o ponto de transformar o Ministério do Interior e a Polícia em instituições superiores à Constituição e o direito à manifestação no “direito à pena de morte”, alcançarão níveis impossíveis de imaginar.
Mas nem tudo foi negativo no ano que termina. Os partidos políticos conseguiram um consenso, pela primeira vez, a volta a volta da solidariedade contra o assassinato político e os direitos humanos, com a UNITA a cumprir o seu papel de maior partido da oposição.
O meu amigo, outro Senador da virtual República, o Dr Makuta Nkondo, outra voz que como a minha não poder ser ouvida no sistema de vergonhoso apartheid imposto na comunicação social, exprimiu de forma clara, numa TV de rede social, o que muitas pessoas que radicalizam as suas posições à custa da insensatez do poder actual em Angola pensam. Acham que estamos a ser governado por estrangeiros, quando não é assim. É isso. Os extremos geram outros extremos.
Entretanto, continuo a pedir daqui que o Senhor Presidente reveja as suas posições, porque poucos e cada vez menos, numa Angola tão culturalmente variada, irão aceitar pacificamente este projecto que nos está a impor sorrateiramente, com um discurso de “morde sopra”.
Boas saídas e boas entradas
Luanda, 31 de Dezembro de 203
Por Marcolino Moco
www.marcolinomoco.com