terça-feira, 30 de julho de 2013

EUA: Soldado americano e considerado culpado no caso WkiLeaks

Soldado dos EUA é considerado culpado de maioria das acusações no caso WikiLeaks

Fonte: Reuters

Reedição

www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com


  • Compartilhar
    37

Caso WikiLeaks: soldado dos EUA é considerado culpado, mas escapa de prisão perpétua (© AP)
FORT MEADE, Estados Unidos, 30 Jul (Reuters) - Uma juíza militar dos Estados Unidos considerou nesta terça-feira o soldado Bradley Manning culpado da maioria de 21 acusações criminais, mas não de ajudar um inimigo, por ter entregado documentos ao WikiLeaks, no maior escândalo de vazamento de informações na história do país.
A juíza Denise Lind disse que Manning, acusado de divulgar mais de 700 mil arquivos secretos dos Estados Unidos ao site antissigilo, não era culpado da acusação mais grave, que acarretaria uma pena de prisão perpétua sem liberdade condicional.
O governo dos EUA estava pressionando pela pena máxima para o que é visto como uma grave violação da segurança nacional, que inclui relatórios do campos de batalha de guerras no Iraque e Afeganistão. Já ativistas antissigilo elogiaram a ação de Manning como um foco de luz sobre as operações obscuras dos Estados Unidos no exterior.
Promotores do Exército sustentaram durante o julgamento marcial que a segurança dos EUA foi prejudicada quando o site WikiLeaks publicou vídeos de um ataque realizado por um helicóptero Apache norte-americano, telegramas e detalhes secretos sobre prisioneiros detidos em Guantánamo, enviados por Manning ao site enquanto ele era um analista de inteligência no Iraque, em 2009 e 2010.
Um grupo de cerca de 30 apoiadores de Manning se reuniu do lado de fora do Fort Meade antes da leitura do veredicto.

BUENOS AIRES: Ex padre gay argentino escreveu uma carta ao papa Francisco

Ex-padre gay argentino escreve carta ao papa Francisco

Edição: EFE

Reedição www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com

  • Compartilhar
    33

Ex-padre gay argentino escreve carta ao papa Francisco
Ex-padre gay argentino escreve carta ao papa Francisco
Buenos Aires. 
Um ex-padre argentino gay, que aposentou o hábito após confessar sua orientação sexual, escreveu uma carta ao papa Francisco em que o pediu para se adaptar 'aos novos paradigmas do mundo contemporâneo' depois que o pontífice disse que não julga os homossexuais.
Andrés Gioeni, que trocou o sacerdócio pelo trabalho de ator e escritor, comemorou 'o ar fresco' que a chegada de Francisco ao Vaticano representou, mas advertiu 'que há um longo caminho a percorrer'.
'Já fui sacerdote católico, pastor, partilhei desse ímpeto missionário e dessa necessidade de reivindicação de abertura eclesial. Até que decidi seguir outro caminho quando descobri minha própria tendência homossexual e admitir minha impossibilidade de exercer o ministério pastoral em celibato', admitiu Gioeni na carta, publicada em sua conta do Facebook.
'Atrevo-me a me tornar porta-voz de uma grande quantidade de pessoas que pertencem à comunidade homossexual. E simplesmente, com humildade, pedir encarecidamente que incentive, estimule, promova e acompanhe um maior aprofundamento na Teologia moral sexual sobre o lugar e a experiência da pessoa homossexual', solicitou o ex-padre, que explicou que se sente 'feliz e realizado' após passar dez anos vivendo com um parceiro.
Gioeni deixou claro que não pretende que o novo pontífice renuncie à doutrina eclesiástica mas 'a ajude a continuar crescendo e se adequando aos novos paradigmas do mundo contemporâneo que nos desafiam a encontrar novas respostas'.
'De verdade, o amor de duas pessoas, sendo do mesmo sexo, não demonstra nem reflete nada do amor de Deus?', questionou o ator, que perguntou também se 'a Igreja com seus silêncios vai permitir que continuem se estigmatizando tantos jovens em tantos países onde continuam sendo assassinados somente por sua tendência'.
O argentino concluiu pedindo a Francisco que ajude a comunidade homossexual a descobrir por onde pode 'transitar pela fé' sem renunciar a sua 'experiência de amor'.
Durante uma entrevista coletiva a bordo do avião de volta a Roma do Rio de Janeiro, o papa afirmou ontem, segunda-feira, que não julga os homossexuais.
'Se uma pessoa é gay, busca o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la? O catecismo da Igreja Católica explica e diz que não se devem marginalizar essas pessoas e que devem ser integradas à sociedade', disse Francisco.

CABINDA: O general nacionalista cabindense denunciou hoje em Luanda a existência de um campo de concentração em território nacional de Cabinda onde se encontram membros da da FLEC presos.

Campo de concentração em Cabinda, denuncia nacionalista

O centro existe há quase dois anos e tem cerca de 4.000 presos

TAMANHO DAS LETRAS
 
Redacção VOA
Reedição
www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com
Milhares de cabindenses estão internados num campo de concentração em Cabinda, disse um nacionalista daquela província angolana.
O campo está situado na região do Yabi, disse o  general Bonifácio Zenga Mambo,   que  chefia uma missão negocial  para contactos com o  governo e com outras sensibilidades  políticas  e diplomáticas  na capital angolana sobre o problema sobre de Cabinda.

Mambo  disse à Voz da América que o governo confinou  na zona do Yabi mais de 4 mil elementos da FLEC  raptados tanto  na República Democrática do Congo como no Congo Brazzaville e até mesmo no interior  do enclave.

O cmapo existe “há quase dois anos”, disse

Zenga Mambo  considera um  absurdo haver gente presa   ao mesmo tempo que se fala da pacificação do enclave.

O general Zenga Mambro e sua delegação estão em Luanda  onde tentam   convencer o governo a renegociar o Memorando de Paz para Cabinda  assinado em 2006 pelo governo e pelo general Bento Bembe em representação de  uma das facções da FLEC.

LUANDA: Um grupo de jovens ativistas angolanos pedem encontro com o ditador acuado que se esquivará com toda a certeza por força da agenda comprometedora apresentada atempadamente pelos sitados jovens.

Jovens pedem encontro com Eduardo dos Santos

Jovens querem a sua companhia. Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (Foto Novo Jornal)
Jovens querem a sua companhia. Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (Foto Novo Jornal)

TAMANHO DAS LETRAS
 
Redacção VOA
Reedição:
www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com
Desaparecimento misterioso de Alves Kamulingue e Isaías Cassule, seca no sul de Angola, a nomeação do filho de dos Santos ao cargo de presidente do fundo soberano de Angola e a realização do mundial de hóquei em Patim são os temas que um grupo de jovens quer abordar no encontro solicitado com o presidente angolano José Eduardo dos Santos.
Os jovens que no passado estiveram envolvidos em manifestações antigovernamentais foram excluídos de um encontro realizado recentemente entre o Presidente da República de Angola e os representantes das organizações juvenis de partidos políticos, igrejas e cívicas.

A carta solicitando o encontro foi entregue esta segunda-feira ao Gabinete do Presidente José Eduardo a solicitarem uma audiência.

Nito Alves um dos activistas sublinha que de entre os temas que querem abordar consta o desaparecimento misterioso de Alves Kamulingue e Isaías Cassule assim como a nomeação do filho dos Santos ao cargo de presidente do fundo soberano de Angola.

Kamulingue e Cassule desapareceram h pouco mais de um ano quando participavam na organização de manifestações antigovernamentais.

“Queremos falar com o senhor presidente sobre da problemática da seca no sul do país, os nossos amigos desaparecidos Alves Kamolingue e Isaías Cassule assim como a nomeação do filho do Presidente ao cargo de presidente do fundo soberano de Angola,” frisou.

A solicitação do encontro acontece num período em que o presidente da República se encontra  no exterior do país em visita privada há quase um mês.

Os jovens protestatórios do regime de José Eduardo dos Santos acreditam que venham ser recebidos pelo Presidente angolanos, José Eduardo dos Santos.

“Nós temos fé que o senhor presidente vai nos receber,” disse acrescentando que a sua exclusão do encontro anterior apenas serviu para “diluir” o seu impacto e importância.

Os jovens haviam anteriormente  rejeitado dois convites de encontro com o Ministro da Juventude e Desportos por alegadamente não terem sido convidados a esse encontro com José Eduardo dos Santos.

LUANDA: Dirigente da CASA-CE afirma que esta a ser monitorado pela policia politica do regime totalitarista do ditador Jo´se Eduardo dos Santos

Dirigente da CASA diz que está a ser monitorizado

Procuradoria ignora queixa do deputado
TAMANHO DAS LETRAS 
Manuel José
Edição VOA
Reedição
www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com

O deputado da CASA-CE Leonel Gomes denunciou que está a ser vitima de perseguição e espionagem.

 O secretário executivo nacional da terceira maior forca política do país garantiu que já denunciou o facto á Procuradoria Geral da República mas a situação continua sem solução.

"Denunciei que os meus telefones estão grampeados com o numero 113 da policia nacional mas infelizmente a procuradoria Geral da república pouco ou nada fez se não mandar-me um documento a justificar que não era um problema da policia nacional, sem no entanto dizer quais as causas que levaram ao grampeamento dos telefones," disse

Leonel Gomes diz que os constrangimentos sofridos não ficaram pelo grampeamento dos seus telefones.

"Mais grave eu há dias regressando do exterior do país, de uma actividade académica do meu filho deparei-me com um impedimento da minha saída no protocolo do estado mesmo na qualidade de deputado,” disse.

"Há qualquer coisa que não está bem neste país e o que não está bem é a vontade política daqueles que detém a maioria, a vontade trucidadora da maioria em detrimento da vontade que possa concretizar a dignidade e a felicidade do povo angolano," disse.

Tentativas para ouvirmos as autoridades de justiça do país e o partido maioritário foram goradas.

MAPUTO: O governo neofascista da FRELIMO de Armando Emílio Guebuza responde com ameaças as reivindicações legitimas da RENAMO e das oposições Moçambicanas.

Moçambique: Governo responde a novo ultimato da Renamo

Elementos da Renamo treinando em Novembro de 2012
Elementos da Renamo treinando em Novembro de 2012

TAMANHO DAS LETRAS
 
William Mapote
VOA
Reedição: Radz Balumuka
www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, deu o prazo de uma semana para se chegar a uma solução, no diálogo com o governo e ultrapassar o impasse político-militar assinalado por violentos ataques no centro de Moçambique.
Afonso Dhlakama disse que a 14.ª ronda negocial, adiada para 5 de Agosto, deve demonstrar avanços, caso contrário a Renamo não se vai curvar às “manobras do governo”.

A Renamo reúne-se até amanhã em Sadjundjira, distrito de Gorongosa, Sofala, centro do país, no III Conselho Nacional, alargado às bases do partido, para “avaliar a sua saúde política”, além de discutir a situação socioeconómica e política, projectar o futuro do partido e analisar o “boicote” do partido às eleições autárquicas de 20 de Novembro e gerais de 2014.

Entretanto o vice-ministro moçambicano do interior, José Mandra, manifestou hoje prontidão das Forças Armadas, para responder a qualquer acto de instabilidade que venhar a ser provocada pela Renamo, o maior partido da oposição nacional.
Para José Mandra, as declarações de Dhlakama são mais uma, de entre várias ameaças anteriores, mas que devem ser tomadas em conta.

O vice ministro reagia assim ao ultimato dado ontem ao governo, pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que falava aos seus partidários, durante a abertura do Conselho Nacional da Renamo.

Na ocasião, Dhlakama disse que caso a próxima ronda negocial entre o governo e o seu partido, prevista para a próxima segunda-feira não traga nenhum acordo, o seu partido irá romper com o diálogo e resolver, à sua maneira, as diferenças que tem com o executivo de Maputo.

Há cerca de três meses delegações nomeadas pelo governo e pela Renamo estão envolvidas em rondas de diálogo sobre questões eleitorais e político-económicas. Das onze rondas até aqui realizadas, o máximo que foi alcançado foram acordos parciais, prevalecendo divergências sobre questões de fundo.

HUÍLA: Militares das FAA na Huíla votados ao total abandono, e, assim vai o país das maravilhas.

Militares na Huíla Votados ao Abandono
Fonte: Makaangola
Reedição: www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com
Várias unidades militares na Huíla encontram-se em situação de penúria generalizada, o que está a criar mal-estar e descontentamento entre os oficiais e soldados.
Os militares do Batalhão de Reparações do Comando da Região Militar Sul, no Lubango, queixam-se da falta de condições básicas de alojamento e de alimentação. Os cerca de 400 militares ali destacados são obrigados a partilhar uma dúzia de camas. Segundo o oficial G.M. os soldados são obrigados a dormir no chão, “sentados e outros nos carros avariados”.
Outro oficial nota que “não há recursos para dar de comer a metade dos soldados. Os que vivem próximo da unidade têm de fazer refeições nas suas residências”.
Também os instrutores da Escola de Inter Armas do Lubango, destacados no campo de tiro situado na área da Kilemba, nos arredores da cidade do Lubango, queixam-se das condições na sua unidade. O artilheiro F.M explica como os militares são obrigados a dormir ao relento por falta de condições de alojamento.
O cabo L.R corrobora a queixa. “Estendemos nas casernas as nossas capas. Os meios já nem chegam, não temos colchões nem cobertores para todos. Cama já não se fala.” O militar adianta ainda que os soldados têm de “desenrascar” a sua própria alimentação porque a logística militar é negligente e deixa os soldados à fome. “Não somos só nós [militares do Batalhão de Reparações], é assim em todas as unidades. O mais triste é quando há prevenção e temos de estar todos nos quartéis”, disse o cabo.
A falta de condições nos quartéis da 5ª Região Militar Sul, particularmente no Lubango, agravou-se com o aquartelamento preventivo que decorreu na primeira quinzena de Junho. A presença da maioria dos efectivos nas unidades demonstrou a incapacidade do exército, a nível local, em prestar abastecimento logístico e condições mínimas de alojamento para os seus efectivos.
“Não temos condições para albergar a tropa. O que fazemos é mante-los em prontidão e fazemos uma escala com o número de pessoas de acordo com as condições existentes na unidade”, explica ao Maka Angola o oficial M. J. , destacado no Batalhão de Logística da 5ª Região Militar Sul, sobre o procedimento que tem sido adoptado, como regra, para evitar maior descontentamento entre os soldados.
O tenente general Joaquim Tchiloya, segundo comandante da 5ª Região Militar Sul, tem substituído o general Apolo Felino Yakuvela, comandante daquela unidade, ausente na Argentina, onde se encontra a frequentar o Mestrado em Ciências Politicas.
O exército angolano tem este ano uma dotação orçamental de US$ 5 biliões, a maior de toda a África sub-sahariana. No entanto, em muitas zonas do país onde os soldados usam chinelas por falta de botas e dormem em casernas de pau-a-pique. Em contraste, Angola ostenta alguns dos generais mais ricos do mundo, por via do saque e da corrupção.
O patriotismo dos dirigentes angolanos tem-se limitado a usar as tropas para a defesa do seu poder, abandonando a maioria dos que têm dado o seu sangue, na defesa da pátria e do poder a uma situação de penúria.
Nota da redacção: Vários soldados e oficiais falaram ao Maka Angola sobre as condições precárias das suas unidades. Embora todos estes efectivos militares tenham assumido a sua identidade no contacto com o Maka Angola, para protecção dos mesmos, optamos por ocultar os seus nomes e atribuir-lhes iniciais que não correspondem aos s seus verdadeiros nomes.

NAMPULA: Levantamento topográfico gera confusão em Nmapula

Nampula: Levantamento topográfico gera tensão

Segundo o edil de Nampula cerca de duzentos talhões que haviam sido parcelados para posterior atribuição aos munícipes foram vandalizados.
Sede do governo provincial de Nampula
Sede do governo provincial de Nampula
TAMANHO DAS LETRAS 
Edição: Faizal Ibramugy
VOA
Reedição: Radz Balumuka
www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com
Técnicos de topografia afectos à direcção de construção e urbanização de Nampula em Moçambique, estão a ser alvo de agressão física nos últimos dias na sequência do aumento de conflitos sobre a posse de terras.
Segundo o presidente do conselho municipal de Nampula, Castro Sanfins Namuaca, que pela gravidade da situação foi obrigado a reportar  à Assembleia Municipal, disse que acção é alegadamente protagonizada por um grupo de pessoas que não querem ver a cidade a crescer.

Mesmo sem fornecer muitos detalhes, Namuaca disse que os referidos indivíduos têm estado a agredir os técnicos afectos ao pelouro de urbanização municipal quando estes efectuam as demarcações nas diferentes zonas de expansão da cidade. Nos últimos tempos, a cidade de Nampula está a crescer em todos os cantos, nomeadamente, com o parcelamento e a concepção de espaços aos munícipes.

Segundo o edil de Nampula cerca de duzentos talhões que haviam sido parcelados para posterior atribuição aos munícipes foram vandalizados. A fonte não especificou a zona onde isso ocorreu.

Porém, sabe-se que a zona mais conflituosa na cidade de Nampula em termos de terra para habitação é a de Nampaco, onde durante os últimos meses a edilidade conseguiu demarcar e conceder aos munícipes apenas trinta talhões contra 208 em Murrapaniua II e 30 na unidade comunal de Muthita.

Recorde-se que o  município de Nampula com o apoio do programa das Nações Unidas para habitação condigna, UN HABITAT, e Centro de Estudos e Desenvolvimento de Habitat vêm implementado o projecto de processo de requalificação dos assentamos informais e de desenvolvimento.

O projecto tem em vista determinar as áreas de lazer, industriais, agrícolas, habitacionais, comerciais, entre outras.

MAPUTO: O conselho de estado afeto ao ditador presidente moçambicano analisa a inviável situação politica atípica do país.

Moçambique: Conselho de Estado analisa situação política

Foi a terceira vez que o Conselho de Estado, um órgão de consulta do Presidente da República, se reuniu em cerca de cinco anos de existência.
Vista de Maputo
Vista de Maputo

TAMANHO DAS LETRAS
 
William Mapote
Reedição:  Radz Balumuka
www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com
No meio da tensão político-militar entre o governo e a Renamo, o Conselho de Estado  reuniu nesta segunda-feira, num dos raros encontros do órgão, com o objectivo de passar em revista a situação nacional.
Na agenda do encontro estava a discussão sobre as eleições gerais revistas para 2014 e a análise da situação política, social e económica do país.
Segundo Edson Macuácua, Porta-voz da Presidência da República, “sobre este ponto específico” não houve nenhum pronunciamento.
Segundo Macúacua, o encontro debruçou-se sobre dois assuntos específicos, nomeadamente, as eleições gerais e provinciais previstas para 2014 e a situação político, económico e social do país.

Como posicionamento os Conselheiros recomendaram a marcação das eleições em conformidade com a Constituição da República e as leis vigentes, o que equivale a dizer que deverão ter lugar entre Outubro a Dezembro do próximo ano, “devendo a data exacta ser anunciada futuramente pelo Chefe de Estado”.

No que diz respeito à situação política nacional, os conselheiros exortaram Guebuza “a prosseguir com a sua postura de abertura e diálogo de modo a consolidarmos a estabilidade política e a promovermos a harmonia social”, explicou o porta-voz do Chefe de Estado.

No seio da sociedade, a sessão de hoje era uma grande oportunidade para junto dos seus conselheiros, o Presidente da república discutir o tão anseiado encontro com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, visto como a solução para a actual tensão que já causou morte de civis e militares em Muxúngue, mas segundo o porta-voz do encontro, este assunto, não foi abordado.

Entre elogios ao desempenho do Chefe do Estado, os Conselheiros encorajaram Guebuza a continuar com o seu estilo de governação.
Dos 17 membros que compõe o Conselho de Estado, apenas Graça Machel e Afonso Dhlakama não estiveram presentes.
Enquanto a antiga primeira dama moçambicana faltou devido ao estado  de saúde de Nelson Mandela, as razões de Dhlakama são outras.

"O Presidente Dhlakama está numa reivindicação política que o próprio Presidente da república conhece. Sempre disse que enquanto não houver justiça eleitoral nunca participaria nestes órgãos", justificou António Muchanga, um dos conselheiros, eleitos pela Renamo.

Hoje foi a terceira vez que o Conselho de Estado, um órgão de consulta do Presidente da República reuniu, em cerca de cinco anos de existência.