terça-feira, 13 de agosto de 2013

ANGOLA: Antonio Mosquito fica com 66,4% da empresa portuguesa de construção Soares da Costa

António Mosquito fica com 66,4% da Soares da Costa



Cátia Simões
Radz Balumuka   
13/08/13 


Comunidade


Empresário angolano vai subscrever aumento de capital de 70 milhões de euros, que tem como objectivo capitalizar a construtora.
A Soares da Costa e o empresário angolano António Mosquito chegaram a acordo sobre a entrada do empresário no capital da Soares da Costa Construções, segundo o comunicado enviado à CMVM.
Em causa está um novo modelo e estrutura de uma operação de capitalização da Soares da Costa Construções. António Mosquito subscreve um aumento de capital de 70 milhões de euros e fica com uma participação de 66,7% no capital, com os restantes 33,3% a permanecer nas mãos do grupo Soares da costa.
O objectivo é "capitalizar o sector preponderante da actividade do grupo detido pela Grupo Soares da Costa, o qual proporcionará condições para incrementar o valor da participação accionista da Grupo Soares da Costa, liderado por António Castro Henriques, na Soares da Costa Construção", segundo o comunicado.

ANGOLA: Os jornalistas angolanos não gostaram nada que o governo os silencie com o novo projeto de lei do trabaljo

Angola: Jornalistas não gostam de projecto de lei do trabalho

Sindicato vai enviar suas opiniões aos deputados no parlamento
Teixeira Cândido secretário geral adjunto  do sindicato dos jornalistas angolanos
Teixeira Cândido secretário geral adjunto do sindicato dos jornalistas angolanos
TAMANHO DAS LETRAS 
Coque Mukuta: VOA
Radz Balumuka: www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com
 O sindicato dos jornalistas angolanos criticou como injusto o ante projecto de revisão da lei geral do trabalho que está a ser debatida no pais

O sindicato junta-se assim a outras organizações que anteriormente tinham também criticado as propostas de revisão.

O secretário geral adjunto do sindicatos dos jornalistas, Teixeira Cândido  disse que com este projecto o governo não vai promover justiça laboral.

Ele falava à margem de uma reunião da sua organização para debater as propostas.
“Isto não vai fazer justiça na perspectiva da justiça social,” disse o sindicalista que sublinhou em particular o facto do ante projecto prever passar de 3 para 10 anos a obtenção de efectividade dentro de qualquer empresa.

“Se estamos a fazer uma lei para o futuro e se estamos a olhar para perspectiva do mercado de trabalho ser dominado por privados esta lei não garante a estabilidade no emprego,” disse.

As opinião do sindicato vão agora ser entregues aos deputado

ANGOLA: Governo Provincial do Uíje foge da UNITA

Governo do Uíge esconde-se da UNITA

Ernesto Mulato acusa governo provincial de desculpas para evitar visita de fiscalização do seu partido
Ernesto Mulato, vice presidente da UNITA
Ernesto Mulato, vice presidente da UNITA

TAMANHO DAS LETRAS
 
Redacção VOA
www.planaltodemalangeriocapopa.com
Uma delegação parlamentar da UNITA terá sido impedida de visitar instituições públicas da província do Uíge, sob a alegação de falta de condições para o efeito.

Em declarações à Voz da América, o deputado Ernesto Mulato disse que as autoridades do Uíge tudo fizeram para que as visitas programadas não fossem efectivadas mas prometeu que a delegação parlamentar volta àquela província cafeícola angolana nos  próximos tempos.

Ernesto Mulato  criticou de forma dura a atitude do governo  do Uíge, mas   enfatizou que   se o executivo de     Paulo Pombolo agiu desta forma é sinal de que tinha algo a esconder.

“Os deputados da UNITA não precisam dos almoços ou dos carros do governador”, afirmou.

Mulato disse que as tentativas de visitar áreas e instituições da província foram goradas com a desculpada que as autoridades competentes não se encontravam no local ou porque não havia condições para as visitas.

Par ao vice presidente da UNITA as tentativas de se evitar a visita só podem ser o resultado de querer “esconder algo” que pode ser o resultado das autoridades “gastarem mais tempo em actividades partidárias do que a governar”.

A bancada parlamentar da UNITA realizou nos últimos três meses  visitas de  controlo e fiscalização da actividade governativa no interior do país.

O seu líder Isaías Samakuva  deverá visitar  a província de Cabinda a partir do próximo  fim de semana depois de ter estado na região leste de Angola.

ANGOLA: A ONG que defende os direitos humanos HRW, afirma e defende que as leis de difamação silenciam jornalistas

HRW: Leis de Difamação Silenciam Jornalistas
A organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) urge a Procuradoria-Geral da República de Angola a arquivar imediatamente todas as acusações recentes de difamação contra o jornalista investigativo Rafael Marques de Morais, alegando que estas põem em causa o direito à liberdade de expressão.
 
Em comunicado emitido hoje, 12 de Agosto, a HRW indica ainda que o governo angolano deve rever as leis de difamação do país, que são o fundamento da acusação contra o jornalista.
 
Segundo Leslie Lefkow, diretora-adjunta de África da HRW, “Angola tem achado as suas leis de difamação muito útil para reprimir relatos sobre corrupção e violações de direitos humanos. Angola devia estar a investigar estes relatos de graves violações de direitos humanos ao invés de tentar silenciar os portadores de más notícias”.
 
As várias acções judiciais contra o jornalista estão relacionadas com o conteúdo do seu livroDiamantes de Sangue: Corrupção e Tortura em Angola, publicado em Portugal, em 2011. O livro documenta casos de homicídio e tortura contra os habitantes na região diamantífera das Lundas. As mais recentes acções judiciais contra Rafael Marques de Morais consistem em 11 queixas-crime apresentadas por sete generais angolanos, a título individual, e três colectivas pela Sociedade Mineira do Cuango, ITM-Mining e Teleservice. Todos estão implicados nos alegados crimes cometidos nas Lundas, documentados no referido livro.
 
“Os processos-crime instaurados contra Marques demonstram precisamente por que razão a leis da difamação são um problema: podem ser facilmente abusadas e usadas para fins políticos,” disse ainda Lefkow. “O governo de Angola parece não ter aprendido muito com os anteriores esforços insensatos para silenciar Marques”.
 
Pode ler aqui a versão integral do comunicado.
 

LUANDA: A tragicomédia de Lopo Do Nascimento representa a historia de um homem moribundo que passou ao estado morto, "morrido matado". Lopo do nascimento é um corrupto igualzinho aos seus pares dentro do apodrecido império EDUARDISTA, Ele não passa de mais um elegante escravocrata da linhagem diabólica do bando chefiado pelo ladrão mor, e chefe do regime escravocrata que existe em Angola nossa terra sequestrada.

Até Tu, Lopo!
A trajectória de Lopo do Nascimento, actual deputado do MPLA na Assembleia Nacional, como a voz moderada, credível e crítica do regime, é digna de um livro. Durante muitos anos, vários sectores da sociedade, quer no seio do regime quer no seio da oposição e da sociedade civil, alimentaram a esperança de que Lopo do Nascimento seria o candidato presidencial ideal para congregá-los. Viam nele uma reserva moral da política nacional. No entanto, também se reconhecia em Lopo do Nascimento, que já ocupou os cargos de primeiro-ministro e secretário-geral do MPLA, falta de coragem para enfrentar abertamente o presidente José Eduardo dos Santos e o seu círculo de poder pessoal.
 
A respeitabilidade política cultivada por Lopo do Nascimento passou a ser questionável quando, em 2011, assumiu o cargo de presidente do Conselho-Geral e de Supervisão da Coba, uma das maiores empresas portuguesas de consultoria em engenharia civil e ambiental.
 
Em 2010, Lopo do Nascimento formou um consórcio empresarial com a empresa pública Sonangol, que adquiriu 49 porcento da Coba, ao mesmo tempo que era deputado na Assembleia Nacional.
 
Lopo do Nascimento, continua a exercer, cumulativamente, as funções de deputado e de presidente da Coba, baseada em Portugal.
 
Segundo a Constituição, o mandato de deputado é incompatível, entre outros, com “o exercício de funções de administração e gerência ou de qualquer cargo social em sociedades comerciais e demais instituições que prossigam fins lucrativos”. A Constituição estabelece, também, como incompatível, “o exercício de relações jurídico-laborais subordinadas com empresas estrangeiras ou organizações internacionais”.
 
Já a Lei da Probidade define como acto de enriquecimento ilícito a obtenção de vantagem económica “para intermediar a disponibilização ou a aplicação de verba pública de qualquer natureza”.
 
Por altura da conclusão do negócio, em 2011, o presidenta da Coba, Ricardo Oliveira, disse aoDiário Económico que “há cerca de um ano, o grupo de Lopo de Nascimento propôs-nos fazer esta parceria, um processo que está agora concluído”. Na altura, ninguém questionou, como a Sonangol, empresa pública, pode ter feito parte do grupo empresarial constituído pelo deputado do MPLA, para o efeito.
 
Em entrevista ao Público, na altura, Ricardo Oliveira explicou a estrutura accionista da Primagest, a empresa angolana que ficou com a Coba: “Já referi que o líder do consórcio é a Sonangol, e o líder da Sonangol é o engenheiro Manuel Vicente. Ao ser o líder tem a maioria do capital. Outra pessoa fundamental para nós é o doutor Lopo do Nascimento, que é parte desse consórcio e que já é nosso parceiro em Angola. Há também um banco angolano, e não preciso saber mais. Se houver mais alguém, será alguém que tem uma posição minoritária”.
 
Não há qualquer informação pública sobre o montante investido pelo consórcio angolano ou sobre a contribuição financeira do Estado angolano, através da Sonangol, para a referida empreitada. O relatório e contas da Sonangol, de 2011, não faz qualquer referência ao seu investimento na Coba, assim como não a inclui entre as suas associadas.
 
Por ocasião do 50° aniversário da Coba, celebrado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Lopo do Nascimento discursou perante uma audiência de 700 convidados, na sua qualidade de accionista de referência e presidente do Conselho-Geral e de Supervisão da Coba.
 
“No próximo ano iremos a Argélia e juntamente com a Sonangol contamos entrar em três novos países africanos. Estes movimentos deverão ser realizados em perspectiva idêntica à que utilizámos em Angola, no âmbito de parcerias com empresários locais”, disse Lopo do Nascimento na ocasião.
 
Conclui-se então que a Sonangol dá para tudo.
 
No entanto, a questão fundamental mantém-se: porquê e para quê o país precisa de leis, mesmo quando os representantes eleitos do povo e as suas reservas morais não as respeitam?
 
A Constituição é clara quanto às incompatibilidades de Lopo do Nascimento, ao acumular funções de deputado com um cargo social de uma sociedade comercial. Ademais, o deputado do MPLA mantém uma relação jurídico-laboral com uma empresa estrangeira. Como presidente do Conselho-Geral e de Supervisão, o deputado tem responsabilidades legais para com a Coba, contrariando o disposto na Constituição da sua pátria.
 
Na realidade, são vários os deputados do MPLA engajados na prática de acumulação de funções incompatíveis. Em abono da verdade, já há deputados da oposição que também seguem a mesma prática, com a mesma convicção de impunidade. Caso paradigmático é o do antigo secretário-geral da UNITA e actual deputado à Assembleia Nacional, Lukamba Paulo “Gato”, que preside, cumulativamente, ao conselho de administração da Yoka, uma empresa de empreendimentos e investimentos.
 
Dada a frequência destas prácticas e a impunidade com que são abertamente mantidas, a Assembleia Nacional bem pode rasgar a Constituição e declarar Angola um Estado de Anarquia.
 

ANGOLA: Sociólogo defende que Angola precisa de agitação social, todos já entendemos essa necessidade excepto a nossa credível e degenerativa oposição parlamentarista não entendeu os sinais que enunciam essa necessidade premente.

Angola precisa de agitação social, defende sociólogo


TAMANHO DAS LETRAS
 
Coque Mukuta: VOA
Radz Balumuka: www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com

MOÇAMBIQUE: Governo e a RENAMO oposição em Moçambique prosseguem diálogo imbatível de surdos. Ninguém entende ninguém, nem ninguém quer ouvir alguém.

Moçambique: Governo e Renamo prosseguem diálogo de surdos

A Renamo exige paridade numérica na composição da Comissão Nacional de Eleições como condição para participar nas eleições de Novembro.
Participação de Renamo nas eleições parece cada vez menos provável
Participação de Renamo nas eleições parece cada vez menos provável

TAMANHO DAS LETRAS
 
Simião Pongoane voa
Radz Balumuka www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com
Em Moçambique, o governo e a Renamo estão ainda longe de alcançarem um consenso relativamente à composição da Comissão Nacional de Eleições, uma situação que põe em causa a participação do segundo maior partido moçambicano nas eleições de Novembro.
A distância entre as duas partes coloca a Renamo muito longe de participar nas eleições municipais de 20 de Novembro próximo, já que a sessão extraordinária do parlamento que devia debater a revisão da lei eleitoral no espírito do diálogo político entre o governo e a Renamo termina na quinta-feira.

Nenhuma das duas partes em diálogo submeteu o assunto a Assembleia da República e faltam apenas três dias para o fim da sessão extraordinária.

A Renamo aguarda por um acordo político com o governo para levar o assunto ao Parlamento, segundo afirma Angelina Enoque, chefe da bancada parlamentar do maior partido da oposição em Moçambique.

Para o governo, a questão da paridade numérica na composição da Comissão Nacional de Eleições, exigida pela Renamo viola a Constituição da República e por isso não pode ser acomodada.

Neste contexto, a Renamo vai mesmo ficar fora das eleições de Novembro próximo a menos que haja milagre de última hora no diálogo entre as duas partes. Aliás, até Quinta-feira os deputados estão em prontidão para receber e debater o assunto. O apelo à prontidão foi feito pela presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, no final da sessão desta segunda-feira.

Entretanto, em Muxungue, província de Sofala os guerrilheiros da Renamo e as forcas do governo trocaram tiros no fim-de-semana que provocaram a morte de pelo menos duas pessoas. Algumas fontes dizem que as vitimas são civis e outras falam de soldados do governo.

As duas partes não dizem nada sobre o incidente que terá ocorrido em Pandja, perto da sede do posto administrativo de Muxungue, onde termina a zona de exclusão imposta pela Renamo em alegada defesa ao bastião do seu líder Afonso Dhlakama
.

ANGOLA: As reivindicações na Província de Cabinda tendem em agravar-se a cada dia que passa.

As reivindicações em Cabinda podem agravar


TAMANHO DAS LETRAS
 
Manuel José
Radz Balumuka
www.planaltodemalangeriocapopa.blogspot.com