quinta-feira, 7 de agosto de 2014

LUANDA: Sangria de roubalheira no reino do déspota José Eduardo dos Santos continua desenfreadamente. AGora desapareceram magicamente centenas de dolares num centro fantasma criado pela Sonangol para especificamente fazer desaparecer as centenas de milhões ali depositados pelas operadoras internacionais.

Centenas de Milhões de Dólares Desaparecem no Centro Fantasma da Sonangol

Fonte: Maka AngolaDivulgação: Planalto De Malanje Rio Capôpa5 de Agosto de 2014
As multinacionais petrolíferas contribuíram com mais de US$350 milhões, desde 2012, para um centro não existente da Sonangol, através de fundos de responsabilidade social, denunciou hoje a Global Witness.

Segundo a Global Witness, a British Petroleum (BP) e a norte-americana Cobalt International Energy e seus parceiros doaram mais de US $175 milhões ao Centro de Investigação e Tecnologia da Sonangol (CITS). Até Janeiro de 2016, as mesmas empresas doarão os restantes US $175 milhões.

Tanto a BP como a Cobalt declinaram responder a perguntas da Global Witness sobre a existência do referido centro. Todavia, a BP afirmou ter sido informada, pela Sonangol, de que “o CITS ainda está na fase de concepção”. A Sonangol, segundo a organização denunciante, nunca respondeu ao seu pedido de esclarecimentos sobre o centro.
De acordo com a organização internacional, é dever do governo angolano revelar o destino dado a esses fundos. Todavia, tendo em conta a ausência de informação oficial sobre a existência do CITS, a Global Witness avança que os fundos em questão poderão já ter sido desviados em esquemas de corrupção.
Curiosamente, o governo de Angola é representado, na Cimeira Estados Unidos-África, pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente, que foi justamente quem iniciou o esquema do Centro de Investigação e Tecnologia da Sonangol, enquanto exerceu as funções de presidente do Conselho de Administração da Sonangol.

Sem comentários:

Enviar um comentário

faça sempre o seu melhor comentário possível sem palavras que incentivem ofensas pessoais os autores dos artigos expostos.