domingo, 3 de abril de 2016

PRETÓRIA: Parlamento Sul Africano Deve Debater Impeachment do presidente da República Jacob Zuma na Terça Feira

Parlamento sul-africano deve debater impeachment de Zuma na terça

O Parlamento da África do Sul deve debater na próxima terça-feira (5) uma moção para o impeachment do presidente Jacob Zuma, acusado de gastar US$ 16 milhões de verba pública em reformas na sua casa particular.
"O debate da moção ocorrerá na terça à tarde", disse o porta-voz da Assembleia Nacional, Baleka Mbete, neste domingo (3).
Mike Hutchings - 11.fev.2016/Associated Press
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma
O pedido de impeachment foi feito pelo líder da Aliança Democrática, opositor de Zuma.
A medida pode enfraquecer significativamente a liderança do presidente, que lida com outros problemas nos níveis mais altos do governo. Mas é pouco provável que seja aprovada. O partido de Zuma, Congresso Africano Nacional, tem maioria no Parlamento e seus aliados devem protegê-lo na votação.
Na quinta-feira (31), a corte constitucional da África do Sul ordenou que Zuma devolva parte do dinheiro utilizado em melhorias em sua residência particular de Nkandla.
Rogan Ward/Reuters
Visão geral do sítio do presidente sul-africano Zuma, em Nkandla
Visão geral do sítio Nkandla do presidente sul-africano Jacob Zuma
Em decisão unânime, a corte declarou que Zuma falhou em "sustentar, defender e respeitar" a Constituição ao ignorar a orientação para que reembolsasse o Estado por obras privadas em seu sítio -como uma piscina, um anfiteatro e uma área para gado.
No dia seguinte, Zuma, que assumiu em 2009, pediu desculpas e disse que acataria a decisão. Ele argumentou que nunca quis violar deliberadamente a constituição. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

faça sempre o seu melhor comentário possível sem palavras que incentivem ofensas pessoais os autores dos artigos expostos.