JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS É UM LEADER FRACO
Angola padece da falta e lideranças notáveis capazes de
transformar o país uma nação multiforme, unida, vencedora capaz de ultrapassar
os sucessivos desafios futuros. Sem desprimor nenhum pela verdade, o quadro
politico atual angolano encontra-se desnudo com lideranças fragilizados do
ponto de vista organizacional, não existe em Angola lideranças capacitadas eficientes
com inteligência integra para conduzir o país e tira-lo do estado de retração
econômica lastimável em que se encontra votado. Aguarda-se infelizmente a
qualquer momento, o garantido golpe de misericórdia em que se decretará o
estado de falência do sistema neocentrista da economia instrumentalizada
negativamente pelos sucessivos governos do egocêntrico presidente ditador JES e
do seu MPLA.
AS INCONSEQUENTES JOGATANAS INANALISÁVEIS DO PONTO DE VISTA
DA GEOESTRATÉGIA POLITICA E ECONÔMICA COLOCAM IMPOSSIBILIDADE D OS ANGOLANOS
DESCORTINAR OS VERDADEIROS BENEFÍCIOS DE PAZ VENDIDA PELO PRESIDENTE JES AOS
PAÍSES COM CONFLITOS. APENAS SE SABE QUE ONDE JES MEDIOU, IMEDIATAMENTE OS
CONFLITOS APARENTEMENTE POLÍTICOS FORAM TRANSFORMADOS EM CONFLITOS MILITARES
CRÔNICOS.
O dilema angolano consiste em não possuir uma diplomacia
dialogante nem atuante, que coloque angola no caminha da busca inteligente de
protagonismo internacional. É sim verdade que a diplomacia do governo angolano
mais se parece com o andar de tartaruga e/ou como uma pandega arruaceira, sem
nenhuma dinâmica contundente para abrir caminhos de crescimento no xadrez
politico diplomático como exige a nova agenda internacional construída pelo
soft Power mundial.
OS PROPÓSITOS DA NOVA AGENDA VISA DILUIR OS CONFLITOS
MILITARES NOS PAÍS INCENDIADOS POR GUERRAS FRATRICIDAS.
Essa nova agenda internacional
patrocinada pelo soft Power politico mundial centra-se nos seguintes
fundamentos: restauração e crescimento sustentável da economia do pós-recessão nos
países mais ricos do mundo onde se verificou uma grande rotura de investimentos
e fraca afluência mercantil com uma componente financeira deficitária.
Fundamentalmente a nova agenda busca igualmente uma diplomacia atuante nas
áreas do comercio internacional, na busca de princípios modernizantes de
desenvolvimento industrial e agrícola, alicerçada numa componente econômica capaz
de realçar o crescimento da balança de pagamento nos pagamentos dos países.
MEDIDAS EFICAZES É O LEITMOTIV PARA O CRESCIMENTO DOS PAÍSES
CORRUPTOS COMO ANGOLA
A busca de novos caminhos acresce igualmente a garantia
necessária de fiscalidade nas importações e exportações e na proteção de leis
passiveis de combate à fraude fiscal, cabe também controlar fortemente o
circuito de capital externo que se movimenta livremente sem garantias para conter
evasão e lavagem de capitais de origem duvidosas. O combate à corrupção e ao
terrorismo é outra medida efetiva encontrada pelo soft Power para manter nos
carris, a visibilidade na prestação de contas nos países onde a corrupção e os
desvios financeiros decorrem facilmente, colocando a segurança mundial em risco
motivado pela circulação de elevas somas em dinheiro pertencentes ao terrorismo
e ao trafico internacional de drogas.
UMA ATENÇÃO ESPECIAL FOI DADA PELO SOFT POWER AOS DESVIOS DE
CAPITAIS E A DESREGRADA CIRCULAÇÃO DE CAPITAIS PERTENCENTES AO TERRORISMO E AO
TRAFICO INTERNACIONAL DE ENTORPECENTES E DA CORRUPÇÃO MUNDIAL.
Essas medidas
ajudaram de sobremaneira a conter seguramente os desequilíbrios estruturais nos
países onde a corrupção se acentua desfavoravelmente. Essas medidas anunciam
outro ciclo no relacionamento entre os poderes e os povos nos países onde a
democracia é escandalosamente defraudada. Por outras palavras, isso significa dizer
que as lideranças em torno de todo mundo têm de introduzir muito mais dialogo e
menos belicismo nos seus relacionamentos com o povo e com os países limítrofes
em conflitos. Nesse quesito, JES está
cada vez mais isolado, o motivo está na sua indisposição de auscultar e
acompanhar inteligentemente as mudanças internacionais que acontecem um pouco por
toda parte, JES é um homem cego e casmurro e essa sua casmurrice ordinária
tornou-o numa pessoa rancorosa de instintos malignos, mesmo não tendo motivos
para tal.
JES É UM LÍDER AMARGURADO E FRACO QUE SE FECHA EM TORNO DE
SI MESMO E CERCADO POR UM FALSO ÉLAN.
A visão geoestratégica do presidente angolano desmerece
qualquer alegórico elogio, uma vez tratar-se de uma diplomacia arrogante e
perigosa na sua gênese. A diplomacia dos sucessivos governos de JES é inapta,
incompetente, completamente descaracterizada e sem conteúdo interventivo
relevante na arena internacional. Hoje esgotados todos os estados da diplomacia
armamentista, JES ficou surpreendido ao encontrar-se sozinho uma vez ao gênero
da sua diplomacia ter sido aposentada pela nova realidade geopolítica mundial,
mesmo após ser alegoricamente elogiado pelo secretario de estado americano John
Kerry por manter alegadamente a paz numa região africana onde somente John
Kerry conhece porem, o presidente JES está copiosamente enfraquecido e
encontra-se irremediavelmente perdido sem estratégias que o ajude a catapultar
para o estrelado da diplomacia atuante, construída no respeito e no direito a
paz que permita desenvolvimento sustentado da economia que ajude os povos a
viver pacificamente lado a lado com as lideranças planetárias do soft Power.
NÃO SE PODE COMPRAR NEM VENDER DIPLOMACIAS CONSTRUTIVAS COMO
SE COMPRA SERVIÇOS DE LOBBIES INTERNACIONAIS.
Essa é uma verdade contemplativa para aqueles países que
desejam seguir a via da democracia engrandecer os países onde graça a fome e a
miséria e assim realizar a vontade do povo de se ver livre do cabresto
corrosivo das ditaduras sanguinárias, que infelizmente ainda subsistem em
alguns países como Angola. Só assim se percebe o falhanço que é a filosofia
politica que define a geoestratégia da diplomacia corrosiva do governo
angolano. Recorrendo ainda a visão atentatória da diplomacia militarista de JES,
verifica-se que o dogma da politica estatutária do regime faliu e a muito se
encontra descontextualizada no tempo e no espaço da politica internacional em
que se move a diplomacia da nova agenda mundial do século XXI. Em todos os
conflitos que Angola foi chamada a intervir, houve sistêmicos falhanços que
envergonham de sobremaneira os angolanos e compromete inegavelmente o futuro do
país. Senão vejamos.
A PRETENSÃO HEGEMÔNICA DE JES É OUTRO RECONHECIDO FALHANÇO
DA POLITICA EXTERNA PERIGOSA DO REGIME.
Em todos os contenciosos políticos internacionais a posição
participativa de JES resultou num fracasso retumbante e devastador para o
mercado financeiro da morte. Onde JES se envolve na falsa busca de paz,
resultam automaticamente em sistêmicos abismos militares. A componente geoestratégica de JES está
enfraquecida e a muito foi riscada da agenda internacional por não ajudar a
sanear os conflitos militares internacionais que se multiplicam um pouco por
toda parte. Para que se perceba do que aqui se fala, basta avaliar o comportamento
dos países conflitantes neste começo do século XXI, onda a componente
armamentista somente é utilizada pelas potencias em ultimo recurso. Ainda sobre
a capacidade analítica da geoestratégia desenvolvida pelo presidente Dos Santos
nos conflitos internacionais, atentemos a gestão de JES nos vários conflitos
regionais em que se envolveu e que fora insidiosamente criados por ele como odo
então Congo Kinshasa onde a escalação do conflito toma proporções cada vez mais
alarmantes após o derrube de Mobutu Sese Seko.
CONGO KINSHASA
Do ponto de vista politico regional, o comportamento de José
Eduardo dos Santos não difere em nada da politica africanista impositiva de
Joseph Desiré Mobutu, ou apenas Mobutu Sese Seko. JES balcanizou militarmente o Congo Zaire
através do seu pupilo Joseph Kabila, colocado no poder pela mão do ditador
angolano. JES centrou a sua sede hegemônica na região dos grandes lagos com a
ajuda do seu velho amigo o ditador Denis Sassou Nguessu, presidente da
republica do Congo Brazaville. O atual presidente da republica democrática do
Congo não passa de um fantoche apocalíptico ao serviço do totalitarismo
operante de Angola.
NÃO SE ENTENDE OS CAMINHOS QUE O PRESIDENTE DOS SANTOS QUER
SEGUIR!
Em pleno século XXI o presidente angolano faz do seu poder
totalitário a leitmotiv para destilar a sua ira para esgrimir a sua furiosa
vontade de fazer a guerra para obtenção do poder pelo poder. Graças à permissão
interventiva de JES que ajudou a colocar no poder em Kinshasa o clã Kabila. JES
transformou-se no senhor da guerra naquelas paragens dos grandes lagos. É
entediante e corrosiva a vontade de JES fazer a guerra pela guerra para
satisfação pessoal. No contesto da necessária estabilidade do ex-Zaire, José
Eduardo dos Santos fez o que nunca deveria ter sido feito, não foi proveitoso
para Angola invadir um país estrangeiro, não foi de facto nenhuma realização
politica valida para Angola. Além do mais, foi uma tremenda treta de mau gosto
militar que permanece até hoje e que poderá trazer futuramente grandes arrelias
para Angola, por outro lado, foi uma tremenda violação fronteiriça, uma
violência gratuita desnecessária e uma intromissão direta nos assuntos internos
de um país estrangeiro. Em suma, a república democrática do Congo, continua em
esteira da gratuidade violenta da guerra, mesmo depois de duas dezenas de anos
da entrada em cena do desesperante militarismo absolutista angolano.
GUINÉ BISSAU
Seccionando outra variante da conflitualidade bélica em
África, e se viajarmos até ao golfo da Guiné, deparar-nos-emos com mais um
tremendo falhanço geoestratégico da trapalhona geopolítica de JES adquirida na
falida escola soviética, onde os conflitos políticos eram e são transformados
automaticamente em conflitos bélicos. Não fosse o golpe de estado na Guiné
Bissau ainda os guineenses estariam a viver os horrores da violência gratuita
dos militares angolanos ali estacionados. A escalada armamentista que se respirava
naquelas paragens impostos pela casa de segurança militarizada da presidência
da republica de Angola favoreceram o cancelamento dos direitos mais elementares
do povo irmão da Guiné Bissau por imposição dos militares angolanos baseados
naquele país, que tinham a tutela da segurança do país e do primeiro ministro e
candidato ao cargo de presidente da republica da Guiné por decisão da casa de segurança
do presidente Dos Santos! Se o militarismo angolano continua-se na Guiné, o
direito a cidadania retirada aos guineenses de supetão continuariam anuladas e
a internacionalização do conflito militar prolongar-se-ia e então uma crise
politica transformada em conflito militar permaneceria avivado até hoje. JES e
o PAIGC fizeram um mau trabalho na Guiné Bissau e em nada contribuíram para a
paz social em terras hoje livres da Guiné. Foi extremamente vergonhoso para os
angolanos ver o seu exercito ser expulso de um país irmão por causa da
geoestratégia bélica falida desenvolvida pelo estratego militarista JES.
ZIMBABWÉ
Falar do Zimbabué significa falar do ditador Zimbabuano
Robert Mugabe que em nada se distancia em matéria de crueldade do seu homologo
angolano. JES interviu diretamente no conflito zimbabuano até colocar no poder
o ditador Robert Mugabe acabando por destruir os adversários políticos do seu
homologo. Essa situação coexiste até aos dias de hoje, mesmo após o presidente
Robert Mugabe colidir com o ocidente e expulsar os zimbabuanos brancos da terra
que os viu nascer, Angola continua a conceder empréstimos impagáveis sem
consultar o contribuinte angolano. O Zimbabué continua a depender de Angola e o
presidente Dos Santos continua bloquear deselegantemente a paz social naquelas
paragens da anglofonia africana.
NAMÍBIA
A Namíbia foi salva da influencia hegemônica e da ganancia
do tirano angolano por mérito próprio de Sam Nujoma, o antigo presidente da
Namíbia compreendeu que em primeiro lugar a Namíbia é um país de expressão
inglesa, segundo entendeu existir uma flagrante dependência do país em relação
a potencia econômica sul africana, e em terceiro lugar o presidente Nujoma
soube apreciar e agradecer o contributo de Angola a causa da independência da
Namíbia, mas, a obrigação de alinhamento politico dependente de Angola estava
completamente descartada, pois, essa referida ajuda não passou disso mesmo. Logo
depois da independência da Namíbia, o presidente eleito do país fez saber que
estava muito grato pelo o apoio militar politico e diplomático concedido
primeiramente pelo presidente Antônio Agostinho Neto e depois prosseguido com
sucesso aparente pelo seu sucessor José Eduardo dos Santos, mas após os
agradecimentos Sam Nujoma percebeu que ganharia muito mais concertar-se com a
África do Sul de Mandela, uma vez o seu país estar dependente econômica e
tecnologicamente da África do Sul, daí a sua concertação baseou-se nas
oportunidades preferencias de uma troca de informações que ajudaram a
fortalecer as relações entre a Namíbia e a África do Sul, daí foi um passo para
entrada da Namíbia como membro efetivo da commonwealth. Mesmo correndo o risco
de arreliar o seu homologo angolano, o presidente namibiano estendeu a mão a
África do Sul e continua fiel ao estabelecimento vitorioso da s relações
econômicas e politicas entre os dois estados. Como se pode ver, aqui começou a
derrapagem politica de influencia militarista de José Eduardo dos Santos, porque
não conseguiu influenciar o estadista namibiano a mudar a sua politica de boa
vizinhança entre os dois países, e incluindo nas suas relações preferencias
Angola. O então presidente Sam Nujoma da Namíbia não sucumbiu aos muitos
dólares, diamantes petróleo a mistura, e não se permitiu a retardar a entrada definitiva
da Namíbia para os commonwealth. É comovente ver o definhar paulatino da face envelhecida
do ditador decadente angolano, que hoje mais se parece com a face discrepante de
um caçador sem caça.
JES ESQUECEU-SE QUE O MUNDO MUDOU E A CORRELAÇÃO DE FORÇAS
SE ALTERARÁ A MUITO DESDE A QUEDA DOS BLOCOS DO ATLÂNTICO NORTE E DO REGIME
COMUNISTA LESTE CAPITANEADO PELOS ENTÃO SOVIÉTICOS.
Raul Diniz