quarta-feira, 7 de maio de 2014

MALANJE: Lopo do Nascimento: Delírio ou lirismo? - Por Raul Diniz

LOPO DO NASCIMENTO: DELÍRIO OU LIRISMO?

Quem leu e/ou ouviu as inexpressíveis divagações anedóticas do militante aposentado do MPLA/JES, o ilustríssimo cidadão Lopo do nascimento feitas numa conferência de imprensa, na cidade da Praia capital da Ilha de Cabo-Verde, não acredita que uma vez mais o popular e respeitável politico tenha se saído mais uma vez  mal por conta dos seus inusitados disparates despropositados!

Fonte: Planalto de Malanje Rio Capopa
08.05.2014

AFINAL O MEU CAMARADA LOPO DO NASCIMENTO NÃO SE DEMITIU DA POLITICA PARTIDARIZADA!
Lopo decidiu retornar a politica ativa após anunciar publicamente a sua aposentação das lides politicas partidaristas. Fica incompreensível a todos os níveis perceber a razão que levou o politico Lopo a desdobrar-se em múltiplas conferencia de imprensa realizada no exterior do país. Quero afirmar que o camarada Lopo do nascimento para mim ainda é a pessoa que em qualquer momento conseguiria mobilizar toda intelectualidade politica do “M” distanciada da omissiva administração protagonizada pelo tratante governador do roubo e do nepotismo na nossa terra mártir angolana. Lopo poderia sim gerir dentro do MPLA uma vencedora chapa eleitoral puro sangue em próximos combates politico eleitorais.
Não é fácil eu falar do camarada Lopo do nascimento, esmerado esposo da minha respeitável querida e amada de Deus, que me adotou em Portugal aquando da sua viagem em terras lusas como seu sobrinho nos idos anos de 1974 quando apareceu na Casa de Angola sito no largo do rato em Lisboa. A grande mulher politica, esposa, mãe avô e empresária, é a minha doce tia Maria do Carmo, irmã do meu velho e exultante  amigo já falecido, o musico Manuel faria., que Deus o tenha junto dele.
FOI INFELIZ O PRONUNCIAMENTO DESAJUSTADO DO ILUSTRE POLITICO ANGOLANO EM TERRAS DE CABO-VERDE.
O camarada Lopo do nascimento proferiu com extrema falsidade e em defesa do nosso ditador de estimação palavras confessamente distorcidas da realidade vivenciada em Angola a todos os níveis. Em terras de Cabo-Verde, o camarada Lopo teceu uma série de inverdades facilmente desmontáveis, as aturdas bajuladoras foram tremendamente fortes e insidiadas de um insinuante comprometimento com as politicas públicas engendradas pelo ditador e sua entourage, composta de tubarões corruptos, ladrões e mentirosos que o circundam, as palavras escolhidas pelo politico Lopo do nascimento, estavam verdadeiramente repletas de transversais controvérsias.
 Quem as escutou ou as leu, com toda certeza ficaram boquiabertos ou no mínimo ficaram abismalmente surpreendidos com tais desconfortáveis mentiras inusitadas. Qualquer cidadão atento e/ou minimamente informado saberá perceber que o politico Lopo do nascimento tem sofrido destes surtos  de desinteligências múltiplas desde os primórdios da nossa independência.
AGORA LOPO DO NASCIMENTO NÃO PODERÁ ENGANAR NENHUMA INTELIGENCIA DO GRUPO CASTIÇO DE POLITICOS PERTENCENTES A NOSSA PRAÇA DOMÉSTICA.
O eloquente politico da nossa praça doméstica transformada surpreendentemente numa quitanda pelo preto velho JES,  não se poupou em elogios tecidos ao presidente nos seus delongados elogios, porem, Lopo não surpreende mais ninguém a partir de agora, excepto é claro, aos falhos de consciência e os que sofrem de amnesia profunda, ou aqueles que de uma maneira ou de outra estão adormecidos no sono do tempo! Se recuarmos um pouco no tempo. Quando o politico Lopo do Nascimento pertencia ao alto escalão da alta politica governativa elitista, no tempo das eletrizantes lides comandadas pelo poeta assassino Antônio Agostinho neto, pai da nação hoje (des) comandada por meliantes trogloditas irracionais, lembrar-se-iam com certeza das incisas palavras raivosamente proferidas pelo nosso arrojado quase ex politico Lopo do nascimento. Desafiadoramente antigo primeiro ministro da republica popular de Angola ameaçou serrar os dentes da pequena burguesia, a mesma que ele hoje tão acirradamente defende e nela se chafurda até a medula.
OS ANGOLANOS TÊM CONSCIÊNCIA QUE LOPO DO NASCIMENTO É UM HOMEM BOM, MAS É UM POLITICO MUITO RETRAÍDO, MEU CAMARADA ANGOLA AINDA PRECISA DO SENHOR.
Lopo do Nascimento é um bom homem, apenas viveu toda sua vida de todo equivocadamente,  primeiro sonhou com a possibilidade de liderar o MPLA e o país, mas em abono da verdade ele mesmo se reconheceu incapacitado para tal empreitado, um grave erro de calculo de sua parte, por não ter acreditado mais e lutado melhor pelo que almejava atingir de relevante. Pessoalmente acredito que o meu kota Lopo acredita em algo maior para Angola e para os angolanos, que não seja somente  acreditar na delapidação da nossa bufunfa, leia-se nossa riqueza subtraída pela classe do MPLA/JES a contento com a consensual permissividade comprometedora do chefe de fila da gatunagem nacional, o inveterado ladrão preto velho JES!
CAMARADA LOPO, TRINTA E QUATRO ANOS É TEMPO DEMAIS PARA QUALQUER RACIONAL MORTAL PERMANECER ININTERRUPTAMENTE NO PODER, MESMO QUE SE TRATE DA NOSSA ÁFRICA!
Sinceramente não passa pela cabeça de nenhum angolano desafiar a ordem do tempo, camarada Lopo sabe bem que trinta e quatro anos com guerra ou sem guerra, é demasiado tempo para se estar no poleiro presidencial! Afirmar que o (PRETO VELHO) está há muito tempo no poder é uma falácia é no mínimo patrocinar a gatunagem desenfreada que JES e a sua família praticam em Angola! Isso é que é falar camarada Lopo, mas acredite meu bom camarada Lopo do Nascimento, afirmar o contrário, alegando que trinta e quatro anos é pouco tempo para permanecer no poder, não é apenas uma falácia, são muitas falácias camarada Lopo do Nascimento!
Não entendo como um homem que pensávamos todos ter-se retirado da cena politica asfixiante pela porta da frente, vem agora inesperadamente improvisar tamanha insensatez. Como pode um exemplar politico de renome nacional e internacional repente proferir palavras tão mediocremente medievais?  Como aceitar da parte do ilustre e renomado politico, vir ele expressar-se tão levianamente, sobretudo verberar  negligentemente tamanha blasfêmia e chegar ao ponto de afirmar, que trinta e quatro anos de poder absolutista não é muito tempo!
 Pela primeira vez na vida o camarada Lopo do nascimento desafiou a verdade acabrunhada do ditador infame. Lopo desmentiu tudo o que seu sócio e chefe da ditadura regimental tem vido a afirmar. Enquanto JES se desdobra para tentar desviar as atenções daqueles que no interior do partido o criticam por se apegar indefinida e  indeterminadamente ao poder, vem agora o seu indefectível correligionário Lopo do Nascimento afirmar que trinta e quatro anos de poder não é muito tempo, e os que assim falam , não passam de falaciosos invejosos, tudo não passa de falácias! Debalde camarada Lopo, essa entre os angolanos e o mundo já não colhe.
QUEM INFORMOU MENTIROSAMENTE AO ILUSTRE POLITICO LOPO DO NASCIMENTO, QUE A GUERRA QUE TRAMÁVAMOS NEM TERRITÓRIO NACIONAL NÃO NOS PERMITIAM REALIZAR ELEIÇÕES? E CAMARADA LOPO NÃO ESTAMOS HÁ 10 ANOS SEM TIROS, MAS HÁ DOZE ANOS, OK. É BOM CONTAR O TEMPO CORRETAMENTE PARA QUE NÃO EXISTAM DESAJUSTES.
 Mas, mais triste ainda é ouvir Lopo dizer que não podíamos viver com outro presidente que não fosse JES, no tempo que estivemos em guerra, pois no entender do camarada Lopo apenas estamos há 10 anos sem tiros! Não é verdade essa afirmação camarada Lopo, nós estamos  há mais de doze anos (12) sem tiros e não há dez (10), mentira tem pernas curtas, não menospreze a nossa integridade inteligente nem ofenda insano com o nosso  povo sofredor, que o senhor um dia amou e no outro o abandonou a sua sorte para bandear-se para os lados da burguesia , da qual o senhor  em tempos queria muito exageradamente serrar os dentes nos idos anos de 1975/6. Nós não somos mais os mesmos camarada Lopo, nós crescemos bom camarada, e olha que crescemos muito mesmo,  e o medo chegou ao seu fim, pois nós só temos duas situações, ou tombamos em pé lutando ou cairemos como autenticas ratazanas medrosa.
O REPEITO QUE TENHO PELO POLITICO LOPO DO NASCIMENTO É MUITO MAIOR, DO QUE AQUELE QUE ELE TEM PELO NOSSO POVO.
Camarada Lopo do Nascimento, apesar do respeito que nutro pelo senhor, as palavras aleivosas proferidas em Cabo-Verde pelo senhor, não deixam espaço para nenhuma admiração pelo senhor, Se me permite, gostaria de aconselha-lo, tenho em memoria  que se conselho  fosse bom não se dava, vendia-se lucrativamente, mas ainda assim atrevo-me a dá-lo.  Uma pessoa com sua latitude e dimensão politica pode mais sujeitar-se a falar atoa no circuito da politica mundialmente consumível, acredite camarada, o senhor deixou muito a desejar e muita boa gente ficaram com as frontes contorcidas e outras permanecer caladas com os lábios retorcidos com a dramatização das suas falas! O que o senhor afirmou em Cabo-Verde foram impropérios catalépticos que envergonham até mesmo a própria vergonha. O senhor envergonhou-nos a todos nós militantes que sonhamos com um MPLA sem JES.
TEMOS EXEMPLOS CASO SEJAM REINVENTADOS DESMENTIRIAM AS DESLUMBRANTES MENTIRA A LA LOPO DO NASCIMENTO. JÁ AGORA, DIGA-NOS CAMARADA LOPO DO NASCIMENTO, PORQUE  RAZÃO O PATRONO DO REGIME TEME AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS? ESTAMOS TAMBÉM EM GUERRA?
O senhor já ouviu falar da Irlanda? O senhor sabia que a guerra na Irlanda se passava em plenas cidades? Acredito que saiba, e ainda assim onde a guerra não acontecia naquelas paragens europeias, eram ali realizadas eleições e aconteciam sistematicamente mudanças de governo, e as mudanças de primeiros ministros iam-se sucedendo com normalidade institucional próprias de uma democracia parlamentar.
 Nós que em angola, tínhamos a guerra afastada dos centros urbanos, suburbanos e longe das periferias das cidades de todo país, porque não realizávamos eleições regulares? E já agora qual a razão que está por baixo da não realização de eleições autárquicas? Estará o seu presidente a preparar mais assassinatos entre o povo angolano? Explique-nos camarada, qual a razão não realização de eleições autárquicas na nossa terra? Outra mentira do senhor foi afirmar como um aprendiz de politica domestica. O senhor Lopo mentiu ao país humano no seu todo quando afirmou que em Angola não se podia circular em segurança. O país nunca esteve impossibilitado à circulação de bens e de pessoas. Em angola sempre se transitou com segurança por todo país. Pouco me interessa desmenti-lo aqui, pois, fui militar, e estive nos piores teatros de guerra onde o senhor nunca esteve e sequer pensou em estar, pois estava distraído em querer quebrar os dentes da pequena burguesia.
Desde o ano de 1976, quem quisesse deslocar-se para qualquer das províncias angolanas poderia fazê-lo com total tranquilidade por terra, por mar e pelo ar. Nós as forças armadas existíamos para manter a ordem e a segurança em todo território nacional, e apesar de mal apetrechados em armamento, dávamos conta do recado. Fui inúmera vezes a sua terra natal Golungo Alto, e nunca tive nenhum atrito de maior. Percorri muitos quilômetros de estrada esburacada, assim como todos os que se encontram no escalão maior da atual governação atrofiada do país, como o atual ministro da defesa João Lourenço e eles podem confirmar o que acabo de afirmar.
HOJE TODOS JÁ ENTENDEMOS QUE ESSE PÉRIPLO DE LOPO DO NASCIMENTO FAZ PARTE DE UM TODO PREVIAMENTE MANIPULADO DISCRETAMENTE PELA CASA MILITAR PARA VIABILIZAR A VINDA DO SECRETARIO DE ESTADO AMERICANO A ANGOLA E PROJETAR A FACE OFUSCADA DO DITADOR E DO SEU REGIME.
Sempre circulou-se tranquilamente por toda Angola, de Cabinda ao Cunene e do mar ao leste sem grandes contratempos. Onde afinal o senhor quis chegar com as suas levianas mentiras? Foi mesmo só para agradar o ditador ou houve uma concertação publicitaria favorável ao seu amigo ditador entre o camarada Lopo do nascimento falando no exterior inventando estereótipos acerca da bondade verossímil de JES por aceitar sacrificar-se ao permanecer por trinta e quatro longos anos  ininterruptos no poder, enquanto  por outro lado Isaías Samakuva endossando um cheque em branco ao ditador ao ser recebido alegoricamente reunião a dois,  fantasiado de ser um encontro de estado.
Porem essa situação não passava de um ardil de Samakuva e JES para demonstrar ao exterior e em especial ao governo americano, que em Angola existe de facto democracia. Essa situação ajudou de sobremaneira o regime a receber o politico perdedor de eleições, o americano John Kerry, hoje nas vestes de secretario de estado Norte Americano! Não terá sido essa a finalidade meu camarada? Pois nós estamos muito bem informados a respeito! Ou terá sido apenas mais um de seus muitos alegóricos delírios? Por favor, mais velho, não venha mais vender-nos a sua banha de cobra estragada.
OS NOSSOS JOVENS CAMARADA LOPO NÃO QUEREM POLÍTICOS A FALAR DE SUAS DESVENTURAS SEM OS CONHECER E SEM CONVIVER COM ELES DE PERTO, PARA CONHECER O ESTADO LASTIMÁVEL EM QUE SOBREVIVE A JUVENTUDE DA ANGOLA PROFUNDA MEU CAMARADA LOPO, FAÇA COMO EU E CONVIVA COM ELES NOS SEUS LUGARES EMPOBRECIDOS, SEM ÁGUA, LUZ, ESCOLA, TRABALHO E SEM SAÚDE. ESSA JUVENTUDE ABANDONADA A SUA SORTE, NUNCA FOI VISITADA POR POLITICO ALGUM, NEM PELO SENHOR E MUITO MENOS PELO PRETO VELHO.
Falar de uma matéria do qual o senhor não é Expert, no mínimo é um tremendo erro do ponto de vista ético; falar da juventude sem indicar caminhos é no mínimo um sofisma perigosíssimo para aqueles que esperam orientação dos seus mais velhos que os ensine como usufruir benesses trabalhistas com os conhecimentos adquiridos que os permita obter futuramente uma vida sustentável profissionalmente boa e que seja equilibrada socialmente.
Hoje os nossos jovens, sobretudo os filhos da ditadura, não sabem nada além de pensar em enriquecer facilmente ainda que tenha de ser ilegalmente! Essa juventude envelheceu precocemente e hoje, essa juventude é aguçada pela ganancia atrativa de riqueza, chegam mesmo a entrar em competitivas pelejas com seus pais corruptos na pertinente luta para leva-los a enriquecer  ainda mais rápido que os seus progenitores. Quais são os indicadores orientadores que a assiduidade inteligente Lopo do Nascimento deixa como legado para a nossa nobre e abandonada juventude? Falar e só falar não leva a porto segura a nossa amada e querida juventude desencontrada.
Pergunto a mim mesmo se o camarada Lopo do nascimento não possui  nenhuma experiência  verdadeira adquirida na sua longa e forçada travessia no deserto imposto pelo seu atual e mais querido presidente amigo, o camarada presidente  Preto Velho JES! Camarada Lopo sabe muito bem que existe sim adentro de nós a capacidade de perdoar os nossos inimigos, mas bajular da maneira contundente como fez, exaltando virtudes questionáveis sobre delator mentiroso é obra camarada Lopo; fazer do inescrupuloso ditador quase como um semideus, assim também já é demais meu camarada Lopo!
Afinal o que atormenta o velho maquizarde Lopo? O que está na base dessa delirante performance, que o leva a diminuir-se assim tanto perante todo país inteligente? É o medo da insegurança que norteia sua família? Ou esta mesmo do lado da mentira politica? Camarada Lopo meu mais velho, o senhor sabe que todos já percebemos que não dá mais para esgrimir mentiras para branquear a face totalmente obscura do ditador malandro. O senhor sabe que não podemos mais omitir as desventurosas  realidades nepotista realizadas pelo degenerado ditador infame preto velho. Camarada Lopo do nascimento agora tem a palavra.

Raul Diniz

Sem comentários:

Enviar um comentário

faça sempre o seu melhor comentário possível sem palavras que incentivem ofensas pessoais os autores dos artigos expostos.