sexta-feira, 1 de novembro de 2013

BEIRA: Polícia moçambicana ocupa sede da RENAMO na Beira

Moçambique: Polícia ocupa sede da Renamo na Beira




Publi
Fonte: TSF
Divulgação: www.planaltodemalanjeriocapopa.blogspot.com
01/11/2013
A Polícia antimotim invadiu hoje a sede da Renamo, maior partido da oposição, no bairro da Pontangêa, cidade da Beira, Sofala, centro de Moçambique, para efetuar buscas.
«O bairro acordou em susto quando agentes da FIR (Força de Intervenção Rápida) chegaram e entraram na sede da Renamo. Os agentes continuam com as buscas e o edifício está isolado», disse à Lusa por telefone uma residente.
«A polícia está ainda no interior e não se sabe o que buscam. A situação provocou susto a populares pois por detrás do edifício da sede da Renamo há vivendas com civis», descreveu um jornalista local.
Em declarações à Lusa, Joaquim Nido, comandante da polícia de Sofala, remeteu para mais tarde detalhes da operação de busca na sede da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) na Beira.
A força conjunta da FIR e exército governamental ocupou esta semana a sede da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) no distrito de Maringué (Sofala) e Rapale (Nampula), que agrupavam elementos armados do antigo movimento.
A Renamo repeliu na quarta-feira a tentativa de ocupação da sua base em Sitatonga (Manica).
O país atravessa o pior momento de tensão político-militar desde o Acordo Geral de Paz (AGP), assinado entre governo e Renamo em 1992 e que acabou com 16 anos de guerra civil.
A 21 de outubro, o exército moçambicano atacou e ocupou a base de Sadjundjira, na Serra da Gorongosa, cntro do país, onde se encontrava o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, desde então em parte incerta.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

faça sempre o seu melhor comentário possível sem palavras que incentivem ofensas pessoais os autores dos artigos expostos.