sexta-feira, 1 de novembro de 2013

LUANDA: Jornal de Angola saúda visita de Assunção Esteves

Editorial

Jornal de Angola saúda visita de Assunção Esteves


Fonte: Econômico com Lusa  
Divulgação: www.planaltodemalanjeriocapopa.blogspot.com
01/11/13 
A Presidente da Assembleia República, Assunção Esteves, no editorial e num artigo de opinião, que a apresenta como "democrata de sempre" e "antifascista convicta".
No editorial, intitulado "Ataque à liberdade", e a pretexto do ataque informático, que alega ter sido alvo nas últimas duas madrugadas, classificando-o de "fortíssimo", o Jornal de Angola compara-os com os "ataques diários que sofre de políticos e jornalistas em Portugal e Angola".
Fazendo o contraponto às "figuras da extrema-esquerda e da direita mais retrógrada em Portugal", que desferem "ataques violentos" contra o Jornal de Angola, o único diário que se publica em Angola saúda a vinda de Assunção Esteves, destacando que a sua comitiva não integra elementos da extrema-esquerda.
"Os da extrema-esquerda estão tão desorientados que desperdiçam a oportunidade de conhecer Angola, ver o nosso país sem palas, falar com os angolanos de todas as cidades vilas e aldeias. Tiveram medo de ver como a liberdade está a viver aqui. Ainda bem. Assim, a comitiva da presidente da Assembleia da República Portuguesa, Assunção Esteves, vem mais construtiva", comenta-se no editorial.
A visita de Assunção Esteves a Angola decorrerá na próxima segunda, terça e quarta-feira, e tem como objectivo a participação numa reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), decorrendo em simultâneo um encontro bilateral entre representantes dos parlamentos dos dois países.
A presidente da Assembleia da República convidou, como habitualmente, os grupos parlamentares a estarem representados na comitiva, tendo o Bloco de Esquerda recusado acompanhar Assunção Esteves.
"A democracia não é plena em Angola. Há direitos fundamentais que não são respeitados, a liberdade de imprensa não é plenamente respeitada, a liberdade de manifestação não é plenamente representada", justificou à Lusa em Lisboa o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares.
O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou no dia 15 de Outubro, em Luanda, a suspensão da construção da parceria estratégica com Portugal, durante o discurso sobre o estado da Nação, na Assembleia Nacional de Angola, apontando "incompreensões ao nível da cúpula e o clima político actual".
No artigo de opinião, sem assinatura, e sob o título "À espera de uma visita ilustre", o texto volta a destacar Assunção Esteves.
"A presidente da Assembleia da República Portuguesa é uma democrata de sempre, antifascista convicta e por isso mesmo anticolonialista.
Vai ser seguramente recebida em Luanda como merece pelo seu passado político, por ser a segunda figura do Estado, mas também pela sua simpatia pessoal", escreveu o articulista.
O texto releva ainda que os presidentes dos grupos parlamentares portugueses reuniram-se com Assunção Esteves para preparar a viagem a Angola "com o cuidado que ela merece, numa altura em que a comunidade dos países que falam a língua portuguesa tem tudo a ganhar se estreitar laços e adoptar posições comuns na cena política internacional".

Sem comentários:

Enviar um comentário

faça sempre o seu melhor comentário possível sem palavras que incentivem ofensas pessoais os autores dos artigos expostos.